kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

5 dicas indispensáveis para dirigir seu caminhão de forma econômica

Se você é caminhoneiro, sabe o quanto é importante tornar o seu dia a dia mais organizado e vantajoso financeiramente. Aliás, com os preços dos combustíveis aumentando, é comum que você busque ações que te ajudem a diminuir custos. Mas, existe uma forma de conquistar este feito, através de ações que te ajudam a dirigir seu caminhão de forma econômica e consciente.

Para falar sobre o assunto, decidimos reunir algumas dicas que podem te ajudar a reduzir gastos, elevar sua renda e agregar outros benefícios em sua rotina.

Quer saber mais? Então, leia a matéria completa e siga as recomendações!

O que é direção econômica?

Primeiramente, antes de revelar algumas medidas essenciais para a direção econômica, queremos explicar o que ela significa.

Portanto, trata-se do conjunto de atitudes que o motorista pode adotar para diminuir o gasto de combustível.

Do mesmo modo, é possível aumentar a vida útil das peças e ter maior segurança nas viagens.

Ou seja, a condução econômica representa a forma correta de dirigir, utilizando as melhores técnicas de direção para diminuir o consumo de diesel, álcool ou gasolina.

Entre as vantagens deste método, podemos citar:

  • Diminuição de custos com combustível, manutenção e quebras prematuras de peças automotivas;
  • Redução do tempo de parada e da emissão de gases poluentes que prejudicam o meio ambiente;
  • Aumento da vida útil dos componentes;
  • Melhoria nos hábitos de direção;
  • Maior segurança no trânsito.

Como economizar ao dirigir seu caminhão?

Sem dúvida, a direção econômica está ganhando cada vez mais adeptos. Afinal, como citamos acima, as medidas podem oferecer muitas vantagens para motoristas de caminhões, veículos leves e utilitários.

Além dos benefícios para o meio ambiente, que recebe menores quantidades de poluentes com esta forma de condução, você também pode ganhar vantagens financeiras.

De fato, sabemos que economizar é uma tarefa desafiadora. Mas, reunimos algumas dicas de como dirigir seu caminhão da maneira certa e cortar algumas despesas. Confira:

Acelere de forma suave

Primeiramente, é primordial que na hora de dirigir seu caminhão, você tenha a responsabilidade de conduzir o veículo com os cuidados necessários.

Ou seja, a dica é adaptar-se às curvas, buracos e vias irregulares.

Portanto, utilize o freio e o acelerador de forma leve e adequada. Pois, os mecanismos são inteligentes e a quantidade de combustível injetado no sistema, é determinada pela forma que você pisa no acelerador.

caminhão na pista

Então, ao evitar fazer isso de forma brusca, você garante que o combustível seja enviado no limite adequado, sem prejudicar o rendimento do caminhão.

Do mesmo modo, isso também vale para as freadas. Sempre que visualizar um obstáculo, reduza a velocidade e acione o freio o quanto antes.

Assim, você corta o fornecimento do combustível e gera economia.

A redução da força sobre os freios também pode te ajudar a cortar gastos, já que prolonga a vida útil da peça e evita que ela apresente defeitos e falhas recorrentes.

Dirija respeitando os limites de velocidade

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que o carro consome mais do que deveria quando atinge velocidades mais altas.

De acordo com especialistas, quanto mais rápido você dirige, maior é a resistência do ar e mais força o caminhão precisa para manter a velocidade.

Assim, é preciso contar com maior rotação do motor e maior consumo de combustível.

Além disso, essa atitude também é prejudicial ao ecossistema, pois emite quantidades de poluentes muito maiores.

Então, o recomendado é dirigir seu caminhão ou outros veículos dentro da velocidade determinada.

Afinal, além de ajudar a reduzir custos, a medida ainda garante que a sua viagem seja mais segura e tranquila.

Faça o bom uso da marcha

Outra ação que pode te ajudar a economizar combustível, é o uso adequado das marchas.

Dessa forma, é preciso considerar que, quanto maior é a rotação do motor, maior é o consumo de combustível. Ou seja, as marchas mais baixas exigem mais do veículo.

Portanto, a dica é manter o caminhão nas marchas mais altas sempre que possível, para evitar que o gasto de combustível nesta ação seja maior que o adequado.

Calibre os pneus com frequência

Sem dúvida, manter os pneus calibrados pode te ajudar a economizar ao dirigir seu caminhão.

Aliás, como o veículo carrega mais peso e atua em distâncias maiores do que carros de passeio, é preciso atenção neste componente.

Afinal, pneus sem a calibragem certa causam mais atrito e demandam mais força do motor que, por consequência, acaba gastando mais combustível.

Cuidados diários

Por fim, entre as medidas de direção econômica, existem alguns cuidados diários que podem fazer uma enorme diferença no fim do mês.

O primeiro deles é com o ar-condicionado. O equipamento pode queimar mais combustível e aumentar o seu consumo de forma considerável.

Então, a dica é experimentar desligá-lo em dias que não estejam tão quentes.

Outra ação que pode ser adotada é o planejamento. Com ele, você consegue determinar suas paradas, as manutenções necessárias e estabelecer as rotas da forma certa, evitando erros de trajeto e perda de tempo.

Além disso, é sempre bom lembrar a importância de abastecer em locais de confiança. Pois, esta medida ajuda a evitar que seu veículo seja prejudicado com diesel, álcool ou gasolina que não tenham qualidade.

Essas são algumas medidas que podem te ajudar a garantir uma direção econômica.

Então, se você gostou do nosso texto, continue de olho no blog da TGF para ler outros conteúdos como este.

E se deseja conferir as melhores peças para o seu caminhão, clique aqui, veja nossas promoções e encontre o item ideal para o seu modelo!

Ir para loja