kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

8 peças automotivas que não podem faltar para um bom mecânico

Para o bom funcionamento de qualquer negócio, são exigidos outros fatores, além do conhecimento em si. Peças automotivas de qualidade são fundamentais para entregar o melhor serviço aos clientes. Então, se você quiser estar 100% preparado para todos os tipos de trabalho, uma lista de tudo o que você precisa em sua rotina, é fundamental.

Adquirir os equipamentos certos e manter o estoque sempre abastecido, faz uma enorme diferença nos resultados da oficina. Quando você sabe quais são os serviços mais requisitados, é possível planejar-se antecipadamente e estar preparado para atender qualquer tipo de demanda.

Então, se você estiver pensando em melhorar o seu serviço, porém, não sabe por onde começar, vamos te mostrar alguns produtos que não podem ficar de fora do seu estabelecimento. Então, vamos lá?

1 – Ferramentas básicas

Como um mecânico profissional, você já deve saber quais são os equipamentos essenciais para seu serviço: chaves inglesa, de fenda, de boca, entre outras. Mas, em muitos casos, essas ferramentas básicas são pouco desconhecidas. Portanto, é impossível começar um serviço e descobrir que você precisa de tal chave, só depois.

O recomendado é que você tenha, no mínimo, um kit completo de chaves e outros equipamentos, e saiba a melhor forma de usá-las durante o seu trabalho. Além disso, garanta que todos da sua equipe tenham acesso às ferramentas, e não precisem que ficar revezando, o que, por consequência, acaba atrasando todos os serviços.

2 – Equipamentos de tração e deslocamento

Os itens de tração e deslocamento, são algo que podemos ver em diversas oficinas, pois facilitam a operação como um todo. Uma das ferramentas automotivas mais conhecidas, nesse caso, é o macaco hidráulico. Então, esses equipamentos oferecem uma significativa mudança no dia a dia, não estando na oficina apenas para impressionar os clientes.

Pense um pouco, em como algumas manutenções seriam muito trabalhosas, caso sua equipe não conseguisse verificar a parte de baixo do carro com facilidade. Ter alguns equipamentos assim, é fundamental para agilizar o seu processo e manter-se à frente dos concorrentes.

3 – Óleo

O óleo é, provavelmente, o produto mais básico das oficinas mecânicas. A troca desse produto, é um dos serviços mais populares e simples que são requisitados por muitos clientes, podendo, também, ser feito na hora da vistoria de rotina. Ou seja, isso indica que o produto será utilizado várias vezes ao longo do dia. Então, pode ficar, rapidamente, em falta.

O ideal é ter um estoque razoável de óleos variados, levando em conta o número de clientes que você atende por dia. Fale com o seu fornecedor e veja a possibilidade de fazer pedidos no caso de emergências. Dessa forma, caso falte em algum momento, rapidamente o seu problema será resolvido.

4 – Sensores para diagnóstico de motor

Um equipamento que nem todas as oficinas possuem, mas é um diferencial no mercado, são os sensores para diagnóstico de motor. Bom, você já deve ter percebido que abrir um carro inteiro e verificar os mínimos defeitos, é muito caro quando comparamos com seu retorno imediato.

Então, se o processo de detectar defeitos for mais rápido e prático, vai beneficiar sua equipe e todos os clientes. Assim, você pode ter uma grande redução de tempo durante o processo.

ferramentas-que-facilitam-o-trabalho-do-mecânico

5 – Equipamentos de limpeza

Obviamente, você não usará detergente de lavar louça para limpar o carro de um cliente. Os carros estão expostos a diferentes tipos de sujeira, então, você precisa de variados tipos de produtos para a oficina. Considerando que o carro ficará muito sujo depois das tarefas do dia a dia, vale a pena incluir a limpeza no seu serviço.

Por exemplo, os removedores de óleo e graxa são os mais utilizados ​​na rotina das oficinas mecânicas. Investir em produtos de limpeza de alta qualidade, sempre transmitirá maior credibilidade. Além disso, é mais econômico que gastar uma garrafa inteira de produto para remover pequenas manchas.

6 – Pneus e peças de reposição

Após o óleo, os pneus são os produtos mais procurados dentro das oficinas. A maioria das pessoas, liga para o mecânico somente quando precisam de pneu imediatamente como, por exemplo, quando ele fura. Sendo assim, ter os modelos e tamanhos para atender essas necessidades, é a garantia de mais um cliente.

O mesmo vale para as outras peças de reposição como, por exemplo, os fusíveis, pastilhas de freio e as rodas. É claro que manter um grande estoque de peças caras na oficina, acaba sendo inviável, assim como um motor completo. Porém, aquelas que são mais baratas podem estar sempre disponíveis em seu estabelecimento, ainda mais, se tiverem uma alta procura e forem importantes para a manutenção.

7 – Baterias

Outras peças automotivas muito úteis são as baterias do carro, da moto ou do caminhão. Dependendo do tipo de veículo que você costuma receber, sua sua oficina terá uma grande demanda por baterias. Ser capaz de substituir essa peça o mais rápido possível, certamente, deixará seus clientes muito satisfeitos.

Também é importante lembrar que, certos modelos, utilizam baterias com especificações diferentes. Manter um estoque com mudanças mínimas, não importa se forem pequenas, vai prepará-lo para qualquer um que precise. Aliás, isso é muito comum.

8 – Protetores contra o sol

Por último, porém, não menos importante, estão as capas de sol. Dependendo da estrutura do local, é provável que o carro fique exposto ao sol por algumas horas, seja durante a manutenção ou enquanto espera pelo proprietário.

Assim, o interior do veículo pode começar a ferver. Dessa forma, pode ser muito útil utilizar algumas capas para cobrir os veículos enquanto estão esperando. Além de evitar que o carro pareça uma sauna quando o cliente chega, também pode evitar que a luz e o calor danifiquem seu trabalho, a pintura e expandam peças.

Bom, esperamos que essas dicas sobre peças automotivas tenham te ajudado. Com certeza, tendo tudo isso em seu estabelecimento, você vai se destacar perante aos seus concorrentes e, consequentemente, atrair um maior número de clientes e serviços.

Se você curtiu esse conteúdo sobre peças automotivas, não deixe de acompanhar o nosso blog e ficar por dentro de mais matérias como essa. Aqui, você terá tudo que é preciso para o sucesso nessa jornada!

Ir para loja