kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Custos na Oficina: veja 8 dicas para reduzir seus gastos

Você anda trabalhando bastante, com alta demanda, mas está tendo altos custos na oficina? Talvez, seu problema esteja na gestão, com alguns gastos desnecessários.

Dessa forma, preparamos algumas dicas que vão te ajudar a economizar e ter mais lucro ao fim do mês.

Quer saber mais? Então continue a leitura e confira!

Custos X Investimentos

Antes das dicas, é importante saber a diferença entre o que é custo e o que é investimento. Custo, é tudo aquilo que é gasto para manter a oficina em funcionamento. Esses custos envolvem os gastos com salários dos colaboradores, contas de água, luz, internet, entre outros. Enfim, tudo que é fixo.

Por outro lado, investimentos são as despesas com melhorias necessárias para o local. Ou seja, todo o dinheiro que é aplicado em reformas, compra de novos equipamentos, peças de qualidade etc.

Agora, vamos às dicas!

1 – Análise Prévia

Em primeiro lugar, é preciso realizar uma análise prévia dos custos na oficina para saber se ela está, realmente, gastando mais do que o necessário. Faça a análise em um certo período de tempo e veja quais foram as despesas exageradas que estão sendo frequentes em alguma tarefa.

Por isso, é importante manter a organização de todos os gastos da empresa, em relatórios e documentos. Assim, na hora da análise, se torna mais fácil encontrar todas essas informações.

2 – Desperdícios

Depois da análise prévia, provavelmente, você vai encontrar alguns desperdícios com produtos nos trabalhos realizados. Para resolver esse problema, você pode adotar certas medidas.

Uma delas, é acompanhar de perto todos os trabalhos feitos pelos mecânicos, a fim de achar desperdícios. Porém, não faça isso de forma que pareça ameaçá-los, e sim, como uma maneira de educá-los. Dessa forma, você pode ensinar como realizar o processo sem desperdícios.

3 – Estoque

Outro ponto importante que te ajuda na redução de gastos, é a boa gestão do estoque da oficina. A falta de peças pode atrasar serviços, trazendo perda de dinheiro.

O alto custo para aquisição dessas peças, bem como, o atraso na entrega, também acaba gerando um custo alto. Então, a melhor escolha é optar por um fornecedor de confiança que não irá te deixará na mão.

4 – Colaboradores

Uma forma de agregar valor ao seu negócio e melhorar o serviço prestado, é investindo nos seus colaboradores. Você pode cobrar mais caro pelo trabalho aos seus clientes, além de reduzir custos.

A mão-de-obra qualificada realiza o serviço de forma mais consciente, reduzindo bastante seu desperdício. Além disso, o trabalho se torna mais preciso, evitando erros e retrabalhos.

Você pode contratar mecânicos mais qualificados, ou investir em cursos para seus colaboradores se aperfeiçoarem.

como-reduzir-os-custos-na-oficina

5 – Otimizar Processos

Com uma boa visão de todos os processos da oficina, é possível reduzir custos otimizando algumas etapas. Você pode observar quais fases podem ser realizadas de maneira mais econômica.

Além de pontos que podem receber algum investimento em peças, máquinas ou mão de obra, resultando em melhor produtividade com menor custo.

6 – Sustentabilidade

Tornar a oficina mais sustentável, além de melhorar a sua imagem perante os clientes, também ajuda na redução de gastos. Você pode diminuir os custos de luz e água, entre outros.

Procure trocar as lâmpadas que gastam muito, por iluminação de LED. Apesar de serem mais caras, a economia a longo prazo é grande. Ainda assim, você pode optar por sistemas de iluminação solar.

Você pode, também, acabar com o uso de copos plásticos nos bebedouros. Eles são grandes poluentes para o meio ambiente e ainda um custo alto quando colocamos no papel.

Substitua-os por canecas individuais ou personalizadas para os colaboradores. Você estará cortando gastos e ainda trazendo uma novidade para a equipe.

7 – Comissões de Funcionários

Pagar comissão para os funcionários, é sempre bom para mantê-los motivados. Mas, se não for controlado, pode acabar prejudicando a oficina.

A equipe tende a se acomodar ante esse benefício ou se frustrar por não receber. Então, mantenha uma atenção especial a isso, sempre beneficiando os trabalhos bem realizados.

8 – Fornecedores

O contrato com os fornecedores é um quesito muito importante para a oficina. Em um mercado tão competitivo como esse, acabam se destacando as que conseguem peças de qualidade por um bom preço.

Além disso, contratos como os de internet, por exemplo, também devem ser bem estudados. É sempre bom analisar seus contratos de tempo em tempo, e comparar com outros disponíveis.

Dessa forma, você não será prejudicado com altos custos, podendo pagar menos em outros fornecedores.

E aí, curtiu nossas dicas? Esperamos que ela te ajude a economizar mais e ter mais lucratividade.

Se ficou com alguma dúvida, entre em contato com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar.

Não se esqueça, também, de acompanhar o nosso blog para receber mais conteúdos como esse.

Até a próxima!

Ir para loja