kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Bomba de direção hidráulica: 5 fatos que talvez você não conheça sobre a peça

Apesar de ser bastante utilizado pelos motoristas, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a bomba de direção hidráulica e como ela difere da direção manual ou elétrica.

A direção hidráulica é composta por um sistema com: caixa de direção, bomba de óleo hidráulico, tubulação, reservatório e outros componentes. A tecnologia aplicada neste tipo de produto, permite um funcionamento mais suave do veículo, reduzindo em cerca de 80% o esforço de condução do motorista. Além disso, as direções dão ao piloto, maior controle sobre o equipamento, o que também é uma solução positiva em termos de segurança.

Para o bom funcionamento da direção hidráulica, é imprescindível a utilização de uma bomba de óleo hidráulica no sistema. Este tipo de produto auxilia o movimento de líquidos (como óleo) para transportar energia através do fluido. E, é porque depende de uma bomba hidráulica para operar, que o sistema de direção hidráulica recebe esse nome.

Como podemos ver, estes produtos garantem muitas vantagens tanto para o condutor como para o veículo. Ficou curioso e quer saber um pouco mais sobre direção hidráulica? Então, continue lendo e conheça mais informações importantes sobre a solução. Confira:

1 – O óleo é muito importante para o bom funcionamento

O sistema de direção hidráulica garante um funcionamento suave, graças à pressão do óleo, que começa a partir do momento em que o motorista faz um movimento com o volante.

Existe uma válvula no volante. Esta válvula abre e fecha quando detecta um certo tipo de pressão na direção em que o carro está indo. A abertura e o fechamento permitem que o óleo escape quando o pistão é pressurizado, acionando o sistema.

Ressalta-se que, no caso de veículos de grande porte, como ônibus e caminhões, o sistema de direção hidráulica possui mais componentes.

Dessa forma, os mecanismos suportam o peso e obtêm a força necessária para que as rodas girem na direção desejada pelo motorista.

2 – É possível instalar em automóveis que não o tenham

Assim como o ar-condicionado, você sabia que ele também pode ser instalado para alimentar o sistema de direção do seu carro?

Via de regra, pode ser mais barato instalar um sistema de direção hidráulica do que comprar um carro com ele já instalado de fábrica.

O grande problema é a perda da garantia do veículo. Além disso, o carro também se deprecia se tiver que ser vendido em um futuro próximo.

Mas, a instalação pode interferir no funcionamento do veículo? Sim, pode. Independentemente do local de realização do serviço: a instalação da direção hidráulica afetará o funcionamento do veículo.

Ou seja, o carro não aguenta as mudanças e haverá consequências negativas. Lembre-se do que dissemos anteriormente, que a direção hidráulica utiliza a potência do motor para operar e aumenta o consumo de combustível.

Recomenda-se a aquisição de um veículo com a direção hidráulica já de fábrica. Pode até ser mais caro, mas evitará problemas no futuro.

Dessa maneira, você pode ter certeza de que foi testado na fábrica e será preparado um sistema completo para este tipo de dispositivo.

3 – Há diferenças entre a direção elétrica e a direção hidráulica?

homem-analisando-o-carro

A direção elétrica é um passo à frente em termos de desenvolvimento de tecnologia em comparação com a direção hidráulica.

Ou seja, foi uma evolução da indústria automobilística. Diferentemente da direção hidráulica, a direção elétrica não utiliza óleo, mangueiras, correias ou polias.

O seu funcionamento é de fácil compreensão. A caixa de direção está conectada ao motor elétrico. Como resultado, o volante é mais levee se torna mais ágil.

O problema é que, se houver alguma falha, isso afetará o sistema elétrico. Desse modo, o seu volante ficará muito pesado.

Pode até parecer mais pesado do que o volante normal. No entanto, não será impossível controlar o veículo. Um ponto muito importante a destacar, é que o sistema de direção elétrica tem a grande vantagem de consumir menos combustível.

Ele pode, portanto, ser considerado mais ecológico do que hidráulico.

Além disso, sabemos que os gases de escape dos automóveis poluem o nosso planeta, e quanto menor o consumo de combustível, menores serão as emissões.

O sistema de acionamento elétrico é, portanto, mais sustentável do ponto de vista ambiental. No entanto, esta não é a única razão. Refira-se que o volante elétrico não utiliza quaisquer óleos, tornando-o mais amigo do ambiente. Já, a direção hidráulica, utiliza uma bomba que está conectada ao motor do veículo.

O problema, é que a bomba não funciona sem o motor. Ou seja, a bomba “toma” potência do motor (de 1 a 3 cv).

Para os profissionais de mecânica de direção, a manutenção da direção hidráulica é muito mais complicada e trabalhosa do que com a elétrica.

4 – Barulhos podem ser um mal sinal

As direções hidráulicas são bastante silenciosas, funcionando sem muito barulho. Ou seja, se você não ouvir o sistema de trabalho, é sinal de que está tudo bem.

Então, quando as direções começarem a criar ruído, é um sinal de que algo está errado e você deve prestar atenção. O ruído, também pode ocorrer na bomba hidráulica, causado pela presença de ar no sistema.

5 – Manutenções com baixo custo

Em geral, a direção hidráulica requer pouca manutenção. E, quando ela é necessária, os custos de reparo são muito baixos. É uma ótima combinação, não é mesmo? Confortável e econômica na hora da manutenção.

E aí, curtiu essas curiosidades? Esperamos que sim. Para conferir mais matérias como essa, não deixe de acessar o nosso blog. Te esperamos lá!

Ir para loja