kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Caixa de direção: veja como identificar problemas no seu veículo

Se você tem um veículo, sabe o quanto cada componente é importante para o seu bom funcionamento. Aliás, é fundamental prestar bastante atenção nas peças e avaliar os sistemas com frequência para que o desempenho do carro ou caminhão não seja prejudicado. Por isso, hoje queremos falar sobre a caixa de direção e mostrar quais sinais indicam que o item merece atenção.

Então se você quer saber como identificar possíveis problemas e evitar danos neste componente, continue a leitura e saiba mais!

O que é a caixa de direção?

Primeiramente, queremos te explicar de uma maneira simples o que é a caixa de direção. Portanto, ela trabalha com uma combinação de engrenagens e tem a função de converter a rotação do volante em movimento.

Dessa maneira, a ação é transmitida para as rodas e influencia no funcionamento do veículo.

De uma maneira mais clara, a caixa de direção é uma carcaça metálica, que conta com braços e barras de direção. Assim, o funcionamento acontece através do engrenamento, que leva o movimento do volante até as barras. Pois o motorista não teria a força necessária para girar o volante se a direção estivesse ligada diretamente a roda.

Além disso, é importante citar que para que o automóvel se movimente é preciso que todas as peças da caixa estejam unidas em um único conjunto, chamado também de sistema de direção.

Sem dúvida, a caixa de direção é um componente que tem longa durabilidade. Mas para que isso aconteça, é primordial tomar alguns cuidados para evitar que os defeitos apareçam. Pois de acordo com especialistas, quando eles surgem, costumam custar caro.

Porém, antes de mais nada é importante saber qual tipo de caixa de direção é utilizada pelo seu veículo. Dessa forma, para começar existem os sistemas com pinhão e cremalheira sem auxílio, a famosa direção mecânica.

Mas existe também a opção com direção hidráulica. Neste caso, existe uma bomba hidráulica acoplada ao motor, que proporciona pressão sobre a direção e diminui a força necessária para virar o volante através de um fluido.

Por fim, tem o sistema com direção elétrica, que conta com um motor que faz força e torna a direção mais leve sem prejudicar a potência do veículo.

Principais problemas no sistema

Conforme citamos no início do texto, é preciso atenção para evitar algumas falhas que podem aparecer neste sistema tão importante. Confira as principais delas a seguir!

Folgas

Inegavelmente, este é um dos problemas mais comuns que podem prejudicar uma caixa de direção. O desgaste dos componentes internos ou externos pode causar este tipo de defeito.

Embora a situação fosse mais sentida em modelos antigos, ela pode ocorrer em modelos mais novos.

Portanto, para verificar se o seu veículo está com folga na direção, a dica é realizar um teste simples.

caixa de direção

Com o carro parado e o motor ligado, é preciso centralizar a direção. Depois, é necessário girar o volante com suavidade para os dois lados em movimentos pequenos e ver se existe falta de esterçamento nas rodas.

O adequado é movimentar apenas 5 graus no volante sem esterçar as rodas. Caso contrário, a dica é procurar uma avaliação com um mecânico da sua confiança.

Afinal, é preciso atenção. Pois em alguns casos não é a caixa de direção que está causando a falha e sim outro componente.

Mas de um modo geral, os itens que podem causar este problema são terminal de direção com folga ou muito gastos, problemas de fixação entre a caixa e a coluna de direção e buchas da bandeja ou braço oscilante muito desgastados.

Ruídos

Durante as manobras, é preciso ficar atento aos ruídos. Aliás, eles podem indicar eventuais problemas na caixa de direção. Mas como no item citado acima, o recomendado é consultar um especialista. Pois desgastes em outras peças podem causar ruídos muito semelhantes aos dos componentes da caixa.

Portanto, os ruídos podem ser gerados por algumas causas como defeito na mangueira de pressão, nível de óleo baixo e problemas com retentores.

caixa de direção

Direção dura e irregularidades no volante

De fato, vibrações no volante também podem ser um sinal negativo quando o veículo está sendo dirigido em velocidades mais baixas. Mas se isso ocorre em velocidades mais elevadas é recomendado avaliar rodas, pneus, alinhamento, eixos e suspensão.

Do mesmo modo, se acontece apenas quando o freio é utilizado, a dica é prestar atenção nas condições do disco, tambores e dos cubos.

Além disso, é ideal que não precise de tanta força para manobrar o carro, especialmente quando o sistema é hidráulico ou elétrico.

Portanto, se for preciso muito esforço, pode ser que a caixa de direção não esteja funcionando muito bem.

Por fim, o ideal é verificar com frequência o nível do fluido da caixa de direção hidráulica e os vazamentos causados por retentores. Pois eles podem danificar o componente permanentemente.

TGF Automotive

Agora que você já sabe como identificar possíveis problemas na caixa de direção, que tal conhecer produtos que podem preservar a vida útil dos sistemas do seu veículo?

Na TGF Automotive você encontra uma enorme variedade de peças em um portfólio de mais de 7 mil itens a sua disposição.

Aliás, temos caixa de direção e outros produtos compatíveis com as melhores marcas do mercado!

Então acesse a nossa loja online e encontre o componente que precisa por preços imperdíveis e com entrega 100% segura e imediata.

Ebook caminhão Mercedes-benzEbook caminhão Mercedes-benz
Ir para loja