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Cilindro Mestre de Freio: como realizar a troca?

Indispensável para a segurança dos veículos mais modernos, o cilindro mestre de freio tem suas particularidades.

E, assim como outros componentes automotivos, seu tempo de vida útil pode variar de acordo com o uso do veículo.

Mas, como realizar sua troca? A resposta para essa pergunta você encontra ao longo do nosso texto.

Então, continue a leitura e saiba mais sobre essa peça extremamente importante quando o assunto é segurança.

O que é cilindro mestre de freio?

O componente, é responsável pela pressão hidráulica que os freios nas rodas necessitam para funcionar.

Ou seja, quando a peça é acionada, os pistões da câmara pressionam o fluido que, em seguida, distribui o líquido por todo o sistema hidráulico do carro, chegando até as pastilhas de freio das rodas.

A duração e o desgaste dessa peça estão muito ligados à forma como o automóvel é utilizado e, também, como o dono cuida do seu veículo, podendo durar em média de cinco a seis anos.

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Para que exatamente serve o componente?

Bom, como já comentamos brevemente acima, ele faz parte do sistema de frenagem dos automóveis, atuando especificamente no fornecimento de pressão hidráulica, que é necessária para que o sistema de frenagem das rodas funcione.

Dessa forma, a peça aumenta a segurança que o motorista tem ao acionar o breque de seu veículo.

Existem dois modelos de cilindro mestre: o simples e o duplo. Veja mais sobre eles, abaixo:

  • Simples: onde o componente possui apenas uma câmara ou estágio, porém, atualmente estão em desuso. Pois, uma falha neste cilindro pode acarretar em perda de frenagem nas quatro rodas do automóvel;
  • Duplo: este componente possui duas câmaras ou estágios, de tal forma que cada câmara alimenta de fluido de freio, duas rodas do automóvel. Esta opção é muito mais segura, já que, caso uma das câmaras falhe, a outra garante que o veículo tenha condições de frenagem.

Quanto tempo dura o cilindro mestre de freio?

A duração média dessa peça é entre cinco e seis anos. Ou seja, aproximadamente 90 mil quilômetros. Isso, se a troca do fluído do freio for realizada corretamente.

Aconselhavelmente, a revisão dos fluídos deve ser feita anualmente, ou a cada 10 mil quilômetros rodados com o veículo. Isso evita que ocorram vazamentos, o que resultaria em uma perda de potência na hora da frenagem.

A grande maioria dos automóveis já possuem uma luz de alerta no painel, que é acionada quando o nível do fluído está abaixo do ideal. Você poderá ver esta luz acesa sempre que utilizar o freio.

imagem de cilindro mestre de freio

Manutenção da peça

De fato, a falta da troca correta do cilindro pode trazer grandes prejuízos, como perda de ação do sistema de frenagem, oxidação de várias peças e, por consequência, a diminuição da vida útil do componente.

Para começar, é importante ter muita atenção nas condições do fluido de freio de um veículo. Dessa forma, antes de precisar trocar o cilindro mestre, algumas dicas são essenciais para prevenir falhas, como: manter suas boas condições e fazer a substituição do fluido, caso seja necessário, conforme já citamos acima. 

Mas, antes de realizar a troca por uma peça completamente nova, a recomendação é realizar um diagnóstico para identificar se realmente existe essa necessidade, até mesmo, para evitar gastos desnecessários.

Como trocar o cilindro mestre?

Agora que você já entendeu melhor o que é o cilindro mestre de freio e sua funcionalidade, chegou a hora de descobrir como sua troca dever ser realizada.

Veja algumas dicas essenciais para ter sucesso na ação:

  • Desencaixe todos os dutos de saída e tome cuidado ao retirar o cilindro mestre e o reservatório, para evitar quebras decorrentes do ressecamento do material;
  • Depois de retirar a peça, verifique se há a necessidade de sua troca. Em alguns casos, apenas o reparo é suficiente para que ela volte ao seu funcionamento normal;
  • Tenha cuidado para não bater o cilindro ou fazer algum movimento brusco e causar danos nas peças pequenas em seu interior;
  • Rosqueie os parafusos do duto de forma adequada, para evitar danos causados pela pressão necessária para a pastilha de freio;
  • Se o reservatório for reaproveitado, ele precisa receber uma limpeza para remover impurezas que possam alcançar o fluido de freio. Mas, não use produtos como gasolina, querosene e óleo diesel durante a higienização. Pois, eles danificam as borrachas presentes no sistema;
  • Lubrificar o fluido de freio e suas demais peças é uma ação importante e ajuda a evitar esforço durante sua montagem;
  • Por fim, verifique se a luz que mostra o nível do fluido de freio está acendendo normalmente no painel. Aliás, após a troca feita, observe se o sistema reconhece o sensor novamente.

Gostou de saber um pouco mais sobre o cilindro mestre de freio?

Então, continue acessando o nosso blog para ler outros conteúdos sobre componentes automotivos como este.

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