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Como aumentar o lucro médio de uma oficina mecânica? Descubra aqui!

Aumentar o lucro médio de uma oficina mecânica é um dos grandes objetivos de todos os empreendedores desse ramo. Mas, encontrar meios para vender mais, não é uma tarefa fácil. Com o Brasil passando por momentos difíceis em sua economia, pode parecer uma tarefa quase impossível.

Porém, tendo um bom planejamento e com as estratégias certas, é possível sim aumentar o lucro médio de uma oficina mecânica, vendendo mais. Dois fatores que podem fazer muita diferença no faturamento da empresa, é criar alguns diferenciais para a oficina, juntamente com um bom trabalho de divulgação.

Então, nesse texto, vamos te mostrar algumas dicas de como lucrar mais em sua oficina. Acompanhe a leitura e confira!

Dicas para aumentar o lucro médio de uma oficina mecânica

Bom, chegou a hora de você aprender algumas dicas para aumentar o seu faturamento do seu negócio. Confira:

1 – Ofereça serviços inovadores

Uma das melhores maneiras de aumentar a rentabilidade da sua oficina mecânica, é oferecendo serviços inovadores.

Geralmente, uma oficina trabalha com duas ou três especializações. Como, por exemplo, funilaria e troca de ´óleo, ou pintura e suspensão. Por isso, busque se especializar cada vez mais em outras áreas além das atuais da sua mecânica.

Você pode inserir em seu negócio, áreas como a elétrica, ar-condicionado, lavagem, polimento cristalizado, estética em geral, entre outros. Com essa variedade, você tornará a sua oficina mecânica bem mais atrativa. Pois, pelas pessoas terem uma rotina bem corrida, preferem realizar todos os procedimentos em seu carro, no mesmo local.

Assim, ele acaba gastando em mais serviços do seu negócio. No mesmo local que ele trocará a bateria, por exemplo, já pode realizar um polimento em seu veículo.

2 – Tenha uma equipe capacitada

A oficina que conta com uma equipe de mecânicos capacitados, traz uma maior credibilidade para a sua oficina. Pois, ninguém deseja entregar o seu veículo para qualquer mecânico e correr o risco de não ter um trabalho bem feito.

Você pode investir em cursos para mecânicos, onde sua equipe pode realizar, aprender bastante e ainda retirar um certificado. Assim, ficará claro aos seus clientes de que seu estabelecimento está preparado para realizar os melhores serviços em seu veículo.

Além disso, procure deixar claro aos seus clientes, a qualidade de todas as peças automotivas utilizadas em sua oficina. Ou seja, não retire os adesivos que certificam a originalidade dos produtos. Assim, a confiança dos seus clientes em relação ao seu serviço, aumentará ainda mais.

3 – Cumpra com os prazos determinados

mecânico entregando a chave do carro para cliente

Um dos fatores que mais fazem as oficinas mecânicas perderem dinheiro e clientes fiéis, é o atraso na entrega de veículos. E, isso, é uma questão de confiança na hora de fechar o acordo. Se você determinou um prazo para a entrega do veículo, cumpra com ele. Muitos clientes trocam de oficina após um atraso em seu serviço.

Sendo assim, é muito importante montar um planejamento de todos os serviços que você precisa entregar. Dessa forma, você poderá designar os serviços para cada mecânico, tendo a certeza de que ele cumprirá com o prazo combinado.

Com um serviço bem feito e entregue no prazo, certamente o seu cliente estará satisfeito e poderá voltar caso precise novamente do seu trabalho. E, esse mesmo cliente, poderá indicar a sua oficina para amigos e familiares.

4 – Preços bem definidos

Como gestor de uma oficina mecânica, você deve saber que, para a oficina vender mais, é melhor ganhar no volume de serviços em um único veículo do que menos serviços em uma maior quantidade de veículos.

Com preços mais atrativos, você pode conquistar um maior número de clientes e mais serviços vindos dos mesmos. Mas, se cobrar alto por um único trabalho, corre-se o risco de ganhar apenas naquele serviço e ficar com uma fama de “careiro”.

É claro que o valor cobrado precisa suprir todos os seus custos naquela tarefa, além de tirar um lucro. Mas, ele não pode ser abusivo. Assim, os seus clientes ficarão satisfeitos e se sentirão confiantes e satisfeitos em contratar novamente os seus serviços de mecânica.

Caso você opte por um preço mais caro, a fim de ter um maior lucro em cima de cada serviço prestado, o cliente pode sentir-se explorado e acabar criando uma péssima imagem da sua oficina. E assim, ele pode nunca mais voltar à sua empresa, além de não indicar seu serviço para ninguém e correr o risco de postar reclamações na internet, prejudicando a imagem e reputação do seu negócio.

5 – Atendimento diferenciado ao cliente

Ainda é muito grande o número de oficinas que perdem seus clientes por conta de um mal atendimento. Não estamos falando que você precisa “bajular” demais as pessoas. Mas sim, ser educado, paciente e solícito com todos. Isso, com certeza, já fará diferença.

Tendo esse cuidado, seus clientes se sentirão parte de todo o processo e terão uma maior confiança no serviço prestado pela sua oficina mecânica.

É importante se atentar, também, com as conversas entre todos os colaboradores da sua equipe para que não surja nenhum comentário ofensivo que possa desagradar alguém.

Certifique-se de que você possui colaboradores responsáveis, profissionais e éticos. Afinal, você não quer que nenhum cliente sinta-se descontente em sua loja, não é mesmo?

Além disso, um ambiente bem organizado e limpo, traz mais credibilidade à sua oficina mecânica. Para reforçar o seu atendimento com os clientes, você pode oferecer alguns “mimos”, como, por exemplo, servir um café, bolachas e disponibilizar o Wi-Fi, são pequenas atitudes, mas, que podem se transformar num fator positivo. Um atendimento diferenciado pode fazer a sua oficina se destacar perante os concorrentes.

Tendo um cliente bem satisfeito, abre-se a grande oportunidade de vender ainda mais serviços em sua oficina mecânica. Além disso, quando for realizar o primeiro serviço, não deixe de dar uma olhada geral no carro e já informar o cliente sobre a necessidade de outros serviços de manutenção. Como um veículo está sempre em uso, é normal que ele precise de reparos frequentes.

Deixe, também, um cartão de contato com seus clientes para futuras revisões. Assim, quando ele precisar, novamente, de algum serviço de mecânica, poderá, rapidamente, pensar em sua oficina e entrar em contato.

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Coloque as dicas em prática

Utilizando essas técnicas simples, você consegue trazer melhores hábitos para o seu local de trabalho. E, nesse texto, você descobriu algumas práticas que ajudam a aumentar o lucro médio de uma oficina mecânica.

Se quiser saber mais dicas sobre a gestão de uma oficina mecânica, não deixe de acessar o nosso blog.

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