kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Cruzeta Cardan: como fazer a sua manutenção da forma correta

A cruzeta cardan é uma peça relativamente pequena. Porém, ela exerce um papel fundamental quando falamos sobre veículos de tração traseira, como, ônibus, caminhões e utilitários.

E com essa responsabilidade, toda atenção a cuidados básicos é fundamental. Por isso, no texto de hoje vamos te mostrar um pouco sobre as funções dessa peça automotiva e como realizar a sua manutenção da forma correta.

Ficou curioso? Então, acompanhe a leitura e confira!

O que é uma cruzeta cardan?

A cruzeta cardan é uma peça fundamental que compõe as juntas universais, encontradas nos extremos do eixo cardan. Seu tamanho pode ser bem variado, sendo muito pequenas, assim como as utilizadas na coluna de direção. Mas, também, podem ser enormes, como as usadas nos veículos maiores.

O seu corpo é feito por dois eixos que acabam se cruzando a 90º. Assim, acaba ficando em formato de cruz, de onde o seu nome deriva. As cruzetas mais comuns, são aquelas responsáveis pela transmissão de toda a força do motor até o diferencial do veículo, em ângulos variados. Sem elas, o diferencial não conseguiria movimentar-se.

Para que serve a cruzeta cardan?

A cruzeta cardan distribui toda a força que é gerada dentro do motor e, também, do câmbio até o diferencial do veículo. Assim, acaba oferecendo uma maior estabilidade ao automóvel, mesmo que esteja em condições extremas e terrenos irregulares.

Essa peça automotiva conta com 4 extremidades, sendo: os roletes e espigas que ficam dentro de uma capa protetora. Seus componentes possuem flanges e garfos que se juntam ao eixo cardan. Dessa forma, permitindo o movimento da junta.

Todo esse mecanismo complexo, acaba levando o nome de árvore de transmissão.

Principais problemas das cruzetas

Quando uma cruzeta está trabalhando em ângulos bem acentuados há um excesso de torque aplicado ao cardan e, pode ser que ocorra uma torção, resultando em vibração e barulho.

Os munhões das cruzetas podem ser danificados, caso os roletes estiverem agindo sob condições inadequadas, apresentando algumas marcas. Dessa forma, isso pode ser um sinal de que o sistema está com um excessivo torque ou que a ponteira deslizante está travada.

Outro ponto que pode trazer problemas, é a falta de lubrificação, além do uso de um produto engraxante incorreto. Isso pode acabar superaquecendo a cruzeta cardan e a derretendo, assim como aos seus componentes. Isso causará uma grande dor de cabeça, não é mesmo?

Na hora da manutenção dessa peça, procure evitar utilizar produtos cuja base seja de silicone. Assim como as graxas grafitadas e aquelas desenvolvidas para chassis, elas promovem uma proteção bem superficial, deixando a peça sem lubrificação interna.

Quando você acaba utilizando graxas que não são totalmente apropriadas para essa manutenção, ocorrerá um impacto grande na vida útil do eixo cardan e, também, dos seus componentes. Por isso, não tente economizar nessa hora. Lembre-se que, a longo prazo, os danos podem se tornar bem mais caros.

Todo tipo de tranco e de esforços excessivos com frequência, podem acabar quebrando as cruzetas, assim como: os terminais, as flanges e as ponteiras deslizantes. É bem comum encontrar ponteiras com entalhes quebrados ou retorcidos, o que se torna um grande problema.

Como identificar se o rolamento do cardan está ruim?

carro visto de baixo

As cruzetas e o rolamento cardan dão certos indícios se estão ruins. Por isso, é importante prestar bastante atenção se o veículo apresenta estalos em arrancadas e nas trocas de marchas. Além disso, é fundamental observar se há sinais de vibração na transmissão.

É importante saber que cruzetas cardan quebradas, podem até causar a perda total do veículo e alguns danos em componentes da transmissão como, por exemplo, o terminal do cardan.

Deu pra perceber que a grande maioria dos problemas, são causados por conta da falta de manutenção do condutor? Mas, quando você realiza a lubrificação dessa peça, acaba colaborando com o bom funcionamento do veículo.

Dessa forma, é possível evitar diversos problemas, como a quebra da peça. Então, lembre sempre seus clientes de realizar a manutenção preventiva em sua oficina mecânica.

E, com isso, seus clientes também ficarão satisfeitos em perceber a sua preocupação e dedicação com o seu automóvel. Podendo, assim, retornar mais vezes e indicar a sua oficina para outras pessoas.

Como realizar a manutenção da cruzeta cardan?

banner e book

Bom, agora chegamos no momento mais esperado desse texto. A hora de você descobrir como realizar a manutenção da cruzeta cardan da maneira correta. Está pronto? Então, vamos lá!

1 – Utilize a graxa correta na manutenção

A primeira etapa ao realizar a correta manutenção da cruzeta cardan, é contar com a graxa adequada ao seu lado. O tipo mais recomendado, é a NLGI 2. Mas, lembre-se de comprar de um fornecedor de confiança.

2 – Conheça o intervalo correto da manutenção preventiva

É muito importante ler sempre o manual do veículo. E, dessa forma, ficar atento a todos os prazos de manutenção.

No geral, os automóveis de uso urbano precisam de uma manutenção na cruzeta cardan a cada 8 mil a 10 mil km rodados. E os de uso rodoviário, entre 15 mil e 18 mil km.

Para aqueles veículos que são utilizados fora da estrada, como em canaviais, por exemplo, sua manutenção precisa ser realizada a cada 15 dias.

3 – Elimine resíduos de graxa antiga

Antes que você aplique a nova graxa nas cruzetas, deve-se eliminar todo tipo de resíduo antigo. Dessa forma, evitará contaminações.

Após isso, aplique a graxa nova até limpar totalmente o lubrificante antigo, entre as quatro vedações do componente.

Bom, seguindo essas dicas de manutenção, com certeza, você dominará a cruzeta cardan e vai satisfazer muito mais os seus clientes. Mas, lembre-se de contar com um fornecedor de confiança para comprar suas peças. Assim, terá a total garantia de qualidade do produto.

De nada adianta saber exatamente como realizar a manutenção desse componente, mas, não ter uma peça que atenderá todas as necessidades do veículo.

Para conferir mais conteúdos como esse, não deixe de acessar o nosso blog. Você encontrará matérias sobre manutenção, gestão de oficina, peças automotivas e muito mais!

Ir para loja