kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Descubra como descartar peças automotivas e eliminar muitos problemas

Se você tem carro, caminhão ou veículo utilitário, provavelmente em algum momento já teve dúvidas sobre onde realizar o descarte de peças automotivas. Mas, queremos te ajudar a entender melhor sobre este tema e, por isso, vamos revelar como os componentes podem ser descartados com segurança.

Quer saber mais? Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!  

Reciclagem de peças automotivas

Talvez você não saiba, mas as pesquisas revelam que cerca de 85% dos componentes de um caminhão podem ser reutilizados ou reciclados.

Aliás, a maior parte da estrutura do veículo é composta por metais e pode ser reaproveitada mesmo após sua vida útil.

Por exemplo, os itens de ferros podem ser destinados para a indústria siderúrgica e voltarem ao mercado como vergalhões e outras peças para a área de construção civil.

Desse modo, o processo de reciclagem conta com diferentes etapas, como:

  • Remoção: as peças automotivas são retiradas do veículo em que foram utilizadas;  
  • Revisão: os itens passam por análise de suas características;
  • Higienização: os componentes são lavados e limpos antes da próxima fase;
  • Transformação: por fim, as peças são conformadas em outros tipos de produtos e podem ser revendidas para novos consumidores ou aplicações.

Da mesma forma, vale explicar que pneus, amortecedores e sistemas de freios são componentes que não podem ser reaproveitados nos veículos. No entanto, quando são reciclados, também podem receber novas funções.

Além disso, existem peças que podem ser utilizadas em outros setores que você nem imagina como, por exemplo, em itens de artesanato. Pois, muitas pessoas utilizam partes dos produtos danificados em itens de decoração, obra de arte e até utensílios domésticos.

Portanto, esta atitude pode oferecer muitas vantagens, já que ajuda a evitar o descarte desnecessário e movimenta a economia local.

Como realizar o descarte de peças automotivas?

Agora que você já sabe como funciona a reciclagem de itens automotivos e entende os benefícios desta atitude, queremos falar sobre como as peças devem ser descartadas.

Para começar, é preciso entender que quando um componente automotivo é trocado em uma oficina mecânica, ele pertence ao proprietário do veículo. Então, o dono do carro é automaticamente o responsável por dar um destino adequado ao item.

No entanto, é importante destacar que cada item conta com suas particularidades. Os discos, pastilhas e outros componentes metálicos são reaproveitados e passam por processos de trituração para atender novas funcionalidades, conforme já citamos.

De acordo com a resolução 401/2008 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), quando falamos em baterias, o ideal é que lojistas e assistentes sejam os responsáveis pelos processos de reciclagem, tratamento e despejo final dos itens.

Já a resolução 416/2009 determina que a cada pneu novo vendido no Brasil, outro considerado inutilizável deve ser destinado para descarte pelos fabricantes.

Para isso, toda cidade a partir de 100 mil habitantes deve ter pelo menos um ponto de coleta, que pode ser público ou privado.

peças automotivas

Por fim, outro produto com descarte previsto pelo Ministério do Meio Ambiente é o óleo lubrificante. Por contar com elementos com altos índices de contaminação, ele não pode ser despejado direto no ambiente.

Portanto, o produto precisa ser devidamente encaminhado para o chamado rerrefino, que garante que os contaminantes sejam extraídos.

Mas, para te ajudar a encontrar a melhor solução para os demais componentes automotivos, a seguir vamos destacar algumas opções disponíveis. Veja:

Contar com uma oficina de segurança

De acordo com especialistas, uma boa alternativa é deixar a peça em uma oficina de confiança. Afinal, a grande maioria das empresas deste segmento já são acostumadas a destinarem as peças para reciclagem.

Assim, você pode evitar o trabalho de encontrar uma instituição que recicle ou utilize os itens. No entanto, é fundamental analisar se a mecânica possui processos voltados para a preservação ambiental e sistemas de reciclagem eficientes.

Além disso, é importante confiar em empresas com normas e certificações que assegurem seus cuidados com o meio ambiente e garantam que os itens sejam destinados de maneira segura.

Encontrar uma instituição responsável

Sem dúvida, deixar o componente na oficina pode ser uma saída prática. Mas, vale lembrar que procurar organizações com soluções ambientais é uma ação importante para que você tenha certeza de que as peças serão descartadas da melhor forma possível.

Descartar em pontos de coleta especializados

Por fim, outra dica é entregar pneus e outras peças em ecopontos distribuídos pela cidade, já que o local é destinado para coletar diferentes tipos de resíduos.

Assim, todo o processo de descarte é realizado da forma correta, desde a retirada dos itens até sua destinação final.

As vantagens de descartar os itens de forma adequada

Inegavelmente, o descarte correto oferece muitas vantagens. Primeiramente, através da reciclagem de alguns itens como vidro e plástico, é possível contribuir para a diminuição do consumo de recursos naturais.

Do mesmo modo, o descarte adequado ajuda a reduzir a contaminação de rios e do solo e os riscos de proliferação de doenças. Aliás, um bom exemplo disso são os pneus, que quando descartados da forma correta, podem diminuir os perigos que o mosquito da dengue, o Aedes aegypti, oferece para a população.

Depois de tudo que falamos ao longo do texto, você provavelmente entendeu a importância de descartar peças automotivas da forma adequada.

Então, se você gostou do nosso conteúdo, compartilhe com mais pessoas e continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos muitas novidades para você!

Ir para loja