kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Dirigir na Chuva: 6 cuidados que os motoristas devem ter

Quando falamos sobre o transporte de cargas, a segurança é um fator muito importante. Pensando nisso, decidimos desenvolver esse texto, com dicas que vão te ajudar na hora de dirigir na chuva.

Então, para preservar a sua vida, de terceiros e a carga, continue a leitura!

Perigos de Dirigir na Chuva

O setor de transporte de cargas, é muito competitivo e exige uma grande dedicação dos motoristas e, também, dos gestores. Então, essa competividade acaba estimulando algumas decisões mais arriscadas quando pensamos no ponto de vista operacional.

Então, muitas vezes não será possível parar a operação e esperar melhores condições para a viagem. Mas, com exceção de casos extremos.

Dessa forma, para muitos caminhoneiros do país, lidar com chuvas fortes acaba se tornando um desafio frequente. Como muitos já sabem, a chuva aumenta toda a dificuldade operacional e acaba impactando na visibilidade, dirigibilidade e eficiência dos motoristas.

A pista molhada, por exemplo, possui a tendência de anestesiar a sensação que os motoristas têm da estrada. Além disso, pode afetar consideravelmente, a eficiência dos freios.

Sendo assim, o ambiente chuvoso, exige de todos, uma atenção maior para compensar os sistemas de direção e freios.

Nos veículos mais modernos, a tecnologia passa a ser uma grande aliada para a condução mais segura. Além da segurança, uma direção mais defensiva acaba, também, afetando na economia de gastos com combustível e peças para o caminhão.

pilotagem-segura-na-chuva

6 cuidados fundamentais para dirigir na chuva

As dicas que vamos citar, fazem parte do senso comum e práticas cotidianas de todos os motoristas responsáveis. Porém, é importante lembrar que, em períodos de chuva, o número de acidentes aumenta em até 20%.

Grande parte disso, ocorre por conta de algum ato de negligência dos pilotos que, mesmo com o asfalto molhado, não reduzem a velocidade. E, como resultado disso, o aumento de colisões traseiras. Esse tipo de acidente acaba sendo resultado de uma má visibilidade e frenagem insuficiente.

As chuvas acabam criando um cenário propício para colisões. A umidade das pistas faz com que o caminhão precise de um maior espaço para que a desaceleração total seja concluída. Ainda assim, a neblina e a água atrapalham o campo de visão dos caminhoneiros.

Agora, vamos aos cuidados:

1 – Reduza a velocidade

Como já falamos no texto, a chuva acaba aumentando bastante a dificuldade de pilotagem. Então, para seguir a viagem em segurança, mantenha a velocidade reduzida.

A baixa velocidade amplia, também, o tempo de reação do motorista que é um fator essencial para evitar prejuízos e acidentes.

2 – Utilize o farol baixo

O farol baixo na estrada, antes de tudo, é lei. De acordo com o Artigo 40 do Código de Trânsito brasileiro, é obrigatório a todos os veículos na circulação de rodovias, independente da hora do dia.

Então, há uma razão para isso. A luz ajuda para uma boa visibilidade da pista, assim como, das placas de sinalização, outros veículos, pedestres, entre outros elementos.

3 – Evite frenagens bruscas

Veículos que estão em alta velocidade, exigem freadas mais bruscas. Então, por outro lado, os que estão em baixa velocidade, permitem desacelerações tranquilas.

Em casos de chuva, é preciso reduzir os riscos de condução, tentando aumentar a previsibilidade ao máximo possível. A frenagem brusca em um veículo pesado, como o caminhão, não causa o efeito que sua mente imagina.

Ainda mais, se o veículo estiver carregado. Durante a chuva, raramente esses freios bruscos dão resultados. Muitas vezes, os pneus acabam deslizando e tirando a tração do veículo.

4 – Evite ultrapassagens

É preciso estar bem claro na cabeça de todos que chuva, ultrapassagem e caminhão, não combinam. A combinação desses três fatores, é uma receita ideal para que acidentes ocorram. A única salvação nesse caso, é a sorte.

Então, como responsável pela sua vida, e de outros e pela carga, o motorista não pode colocar tudo em risco por conta da pressa.

5 – Dirigir com as mãos no volante

De todas as dicas que estamos falando, essa é a mais óbvia. Os dias chuvosos não permitem que sua atenção seja dividida entre o trajeto e outras coisas da cabina como o celular, rádio de comunicação, entre outros.

Você deve focar sempre ao que está acontecendo na sua frente e aos lados. Mantenha as duas mãos no volante, firmemente. Assim, caso precise realizar alguma manobra inesperada, estará preparado para tal ação.

6 – Ligue o ar-condicionado

Por último, mas não menos importante, está o ar-condicionado. Com a chuva, há alteração na precipitação do ambiente. Assim, os vidros do veículo ficam embaçados, dificultando ainda mais a visão do motorista.

Dessa forma, ligue o ar quente e o direcione para o para-brisa. Assim, vai aquecer a superfície, desembaçando.

Além disso, você pode abrir levemente as janelas. A troca do ar da cabine com o de fora, ajuda os vidros a não embaçarem.

Com essas dicas, você vai conquistar uma direção mais segura e evitar sérios acidentes. Então, não deixe de acompanhar o nosso blog para mais dicas e informações como essa.

E, não se esqueça de compartilhar essas dicas do texto, de como dirigir na chuva em segurança, com os amigos. Obrigado pela leitura, até mais!

Ir para loja