kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Qual é a distinção entre Cardan e Diferencial?

É comum ouvir cardan e diferencial na mesma frase e, apesar de frequentemente mencionados em conjunto, é fundamental entender suas definições para evitar equívocos e compreender a importância na transmissão de movimento e na sua estabilidade.

Afinal, quem são esses componentes? É comum estar familiarizado com o nome, porém, chegou o momento de entender a função de cada um, assim como suas funcionalidades.

Qual será a diferença? Continue a leitura para descobrir!

O que é cardan e diferencial?

Para que você entenda com mais clareza, vamos explicar em partes, começando pelo Cardan. Ele é um conjunto de peças articuladas, incluindo uma barra tubular e as juntas universais, responsáveis pela rotação do motor e absorção de vibrações e impactos.

Enquanto o diferencial, formado por um conjunto de engrenagens, localizado no eixo traseiro do caminhão, é composto por:

  • Coroa e pinhão;
  • Satélites;
  • Planetárias e uma caixa.

Ele é o próprio sistema solar, mas, brincadeiras à parte, o mesmo é responsável por distribuir a rotação recebida do cardan para as rodas, permitindo que elas girem em velocidades diferentes em curvas, contribuindo para sua estabilidade.

Diferenças entre o cardan e o diferencial

Sobre os componentes, cada um possui peças específicas. O cardan é composto por uma barra tubular e juntas universais, como já foi dito no tópico anterior.

Enquanto isso, o diferencial possui coroa, pinhão, satélites etc. Por último e não menos importante, o movimento. O cardan tem uma rotação constante com variação de ângulo, enquanto o diferencial tem rotação variável.

Aplicações em diferentes tipos de veículos

Quando se trata de veículos, um dos aspectos fundamentais é o sistema de tração, que determina como a potência do motor é transmitida para as rodas. Existem diferentes tipos de sistemas de tração, cada um com suas características distintas.

Desde a tração clássica até os sistemas encontrados em veículos elétricos, é possível entender o funcionamento do cardan e do diferencial em cada tipo de configuração.

  • Tração Traseira

Neste tipo de veículo, a potência do motor é transmitida para as rodas traseiras. Então, nesse caso, está presente tanto o cardan quanto o diferencial.

  • Tração Dianteira

Aqui, a potência do motor é transmitida para as rodas dianteiras. E nesse caso, o cardan não está presente, pois a transmissão é direta para as rodas dianteiras.

O diferencial ainda está presente, pois ele é necessário para permitir que as rodas dianteiras girem em velocidades diferentes.

  • Tração Integral

Este sistema está presente em veículos onde todas as rodas recebem potência do motor. Neste caso, ambos os componentes estão presentes.

  • Veículos Elétricos

Por fim, nos veículos elétricos, o funcionamento é um pouco diferente. O cardan não está presente na maioria dos modelos, pois a transmissão de energia do motor elétrico para as rodas é direta.

Quanto ao diferencial, existem alguns modelos que ainda os têm, especialmente se forem veículos elétricos com tração integral.

imagem-dentro-de uma-mecânica

É necessário realizar manutenção desses componentes?

A resposta é sim! Para ambos os componentes é necessário realizar a manutenção regular, especialmente para garantir um desempenho confiável e seguro do sistema de tração.

Agora você já entendeu que esses componentes desempenham um papel fundamental na transmissão de energia do motor para as rodas, especialmente em veículos com tração traseira e integral.

Veja abaixo, os cuidados necessários para garantir o funcionamento desses elementos no sistema de transmissão.

O cardan, é responsável por transmitir a energia do motor para o diferencial, demanda lubrificação periódica e inspeção das cruzetas e juntas universais, reduzindo o desgaste, bem como, a transmissão da potência.

Por outro lado, o diferencial necessita de uma troca de óleo regular, juntamente com a verificação do nível e o desgaste dos componentes.

Portanto, fique atento aos sinais de problemas como vibrações, ruídos e dificuldades para fazer curvas, pois podem indicar a necessidade de manutenção ou reparo imediato no diferencial para garantir segurança.

Não compre o seu cardan, antes de ler esse tópico!

Antes de efetuar sua compra, é necessário verificar se a empresa está investindo em qualidade e durabilidade.

Por isso, nossa linha de produtos é testada e garantida, oferecendo alto desempenho por um longo período. Além do mais, oferecemos uma garantia de seis meses para assegurar sua tranquilidade.

Inclusive, entendemos que cada veículo é único. Desse modo, oferecemos um suporte técnico para ajudá-lo a encontrar o cardan correto, para atender as suas necessidades específicas.

Desde a identificação das especificações técnicas até a verificação do desenho certo para garantir a compatibilidade, estamos aqui para garantir que você faça a escolha correta.

Estamos comprometidos em fornecer o melhor serviço possível e garantir sua total satisfação. Está esperando o que para entrar em contato conosco? Faça a sua compra agora mesmo pelo zap ou fale com um de nossos especialistas.

Aproveite também para ler outros conteúdos. Se você chegou até aqui, significa que gosta de acompanhar as atualizações mensalmente.

Até a próxima viagem!

Ir para loja