kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Eixo cardan: conheça as funcionalidades e características do componente

O eixo cardan transfere energia do motor para as rodas, garantindo estabilidade. Feito de peças resistentes unidas por solda, é específico para cada veículo.

Porém, cada veículo requer um eixo cardan específico, adaptado às suas características, assim a venda é realizada com base nas medidas dos eixos que sejam compatíveis. 

Se você acompanha o nosso blog, sabe o quanto falamos sobre os componentes presentes em veículos leves, pesados ou utilitários.

Afinal, nosso objetivo é te auxiliar a encontrar as melhores peças e garantir viagens seguras e tranquilas. Então se deseja saber mais sobre esta peça, continue a leitura e confira as informações que listamos para você!

O que é o eixo cardan?

Primeiramente, antes de mostrar como o componente funciona, é importante explicar o que ele é. O eixo cardan é o responsável por transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial. Assim, esta energia é entregue para as rodas.

Dessa forma, a transmissão de força feita em diferentes ângulos permite que as cruzetas sejam fixadas ao cardan, através de anéis-trava ou abraçadeiras, dependendo da aplicação específica.

Os garfos, flanges ou terminais yoke são os meios pelos quais as cruzetas se conectam ao cardan, formando o conjunto conhecido como junta universal, que pode conter até sete componentes.

Cada um desempenha funções específicas: o mancal absorve vibrações e conecta os eixos, as luvas e ponteiras permitem movimentos axiais, além de transmitir torque e rotação, para manter os níveis de vibração e ruído baixos

Enquanto isso, o terminal é aplicado em veículos com mais de um cardan, realizando uma conexão entre eles, bastante utilizado na saída da caixa de câmbio e eixo diferencial.

Por fim, o garfo é responsável por unir o tubo à cruzeta, para que o flange promova o acoplamento da cruzeta com o eixo diferencial ou a caixa de câmbio.

Onde o componente é aplicado?

Depois que explicamos sobre o que é um eixo cardan, chegou o momento de falarmos sobre onde o item pode ser aplicado.

Portanto, o componente é utilizado em equipamentos que apresentam a necessidade de transmissão de força entre o gerador e o receptor.

Porém, algumas vezes os equipamentos apresentam desalinhamento e o eixo cardan precisa trabalhar com alguns graus deste desalinhamento.

Por isso, para fazer com que não aconteça perda de torque e velocidade e não comprometa a performance do componente, as cruzetas entram em ação e oferecem o ângulo necessário para o perfeito desempenho.

Ebook bom mecânicoEbook bom mecânico

Tipos de eixo cardan

De fato, este tipo de produto pode ser utilizado em diferentes segmentos. Mas entre os principais podemos destacar:

Carros e motos

Primeiramente, o eixo cardan é utilizado em veículos com motor dianteiro, tração traseira ou 4×4. Do mesmo modo, pode ser aplicado em motocicletas para substituir correntes de transmissão e tornar o sistema mais silencioso e livre de manutenções frequentes.

Caminhões e ônibus

O componente também é utilizado na transmissão ao eixo traseiro de caminhões e ônibus. Aliás, ele pode ter tanto motor dianteiro como traseiro.

Assim, no caso do traseiro é utilizado normalmente apenas um cardan. Mas no caso dos motores dianteiros, são necessários vários eixos.

eixo cardan

Setor industrial, naval e agrícola

Por fim, engana-se quem pensa que o eixo cardan é aplicado apenas em veículos. A peça pode ser utilizada em maquinários. Na área industrial, por exemplo, atua na compensação do desalinhamento entre motores e equipamentos.

Na agricultura, a utilização é ideal para máquinas como tratores de pequeno, médio e grande porte.

Além diso, empresas aplicam o item em motores de navegação e em equipamentos como extratores de areia, pedras e outros materiais da indústria naval.

Conheça suas principais funcionalidades

Agora que você já entendeu o que é um eixo cardan e qual a sua função, veja abaixo suas principais funcionalidades:

Transmissão de torque do motor para o diferencial

O eixo cardan é responsável por transferir o torque gerado pelo motor para o diferencial, que por sua vez distribui esse torque para as rodas, impulsionando o veículo para frente.

Permitir a articulação da suspensão

Além de transmitir torque, o eixo cardan também é projetado para permitir a articulação da suspensão, absorvendo as variações de altura e ângulo das rodas em relação ao chassi do veículo, garantindo uma condução suave e estável.

Tipos de eixo cardan: simples, duplo, homocinético

Existem diferentes tipos de eixos cardan, incluindo os simples, que possuem apenas uma junta universal, os duplos, que têm duas juntas universais para permitir maior flexibilidade, e os homocinéticos, projetados para minimizar as variações de velocidade angular durante a transmissão de torque.

Componentes do eixo cardan: tubo, cruzetas, juntas, flange

Os principais componentes de um eixo cardan incluem o tubo, que é o corpo principal do eixo, as cruzetas, que conectam o tubo aos eixos de transmissão, as juntas universais, que permitem a articulação entre as partes, e os flanges, que conectam o eixo cardan ao diferencial e ao câmbio.

Como prolongar a vida útil do eixo cardan?

Sem dúvidas, uma das grandes preocupações com este e outros tipos de componentes que integram veículos é sobre como preservar sua vida útil.

Portanto, também queremos citar que a manutenção preventiva e alguns cuidados básicos podem ajudar a melhorar a durabilidade dos itens do eixo cardan.

Desse modo, o recomendado é evitar sobrecarga, trancos e esforços muito exagerados para realizar a lubrificação.


Na hora de realizar a tarefa, observe o intervalo indicado pelo fabricante e a graxa utilizada, pois cada sistema requer um produto específico.

No entanto, de um modo geral, não recomendamos a lubrificação de componentes de cardan com graxa de chassi.

Além disso, é importante considerar as condições e realidades de uso do veículo, pois a lubrificação está diretamente relacionada com a utilização do mesmo.

Portanto, se você circula na cidade, o ideal é realizar a tarefa com intervalos de cerca de um mês. Nos casos de uso rodoviário, os prazos são de até três meses. Já para caminhões que trabalham em situações mais pesadas, é necessário fazer a lubrificação a cada 15 dias.

Sinais de problemas

Conforme citamos no início do texto, o eixo cardan conta com diferentes itens em sua composição. Mas além dos cuidados necessários, é preciso prestar atenção nos indícios que podem representar alguma surpresa negativa.

Por isso, separamos os principais sintomas de eventuais problemas. Veja:

  • Cruzeta: folgas e ruídos;
  • Mancal: folga no rolamento, vibração no veículo e ruído;
  • Luvas e ponteiras: folga no entalhado e ruídos;
  • Terminal: folga ou desgaste no assentamento da cruzeta ou retentor de óleo;
  • Garfo e flange: folga ou desgaste no assentamento da cruzeta.
Ebook caminhão Mercedes-benzEbook caminhão Mercedes-benz

Conteúdo especial: confira o nossso FAQ

Fizemos um compilados com as principais dúvidas que podem passar pela a sua cabeça. Depois dessas respostas, você vai nos agradecer:

  • Como identificar problemas no eixo cardan?

Uma inspeção visual e um teste de condução podem ajudar a determinar a origem do problema.

  • Qual a frequência de troca do óleo do eixo cardan?

Durante a manutenção regular, recomenda-se verificar e trocar o óleo seguindo o intervalo recomendado no manual do proprietário.

  • Quais os cuidados necessários com o eixo cardan?

Realize a lubrificação regular conforme as recomendações do fabricante, bem como a inspeção visual para detectar desgastes ou danos, e a realização de manutenção preventiva para evitar problemas futuros.

  • Quanto custa um eixo cardan novo?

O custo de um eixo cardan novo pode variar dependendo do veículo, do fabricante e da complexidade do sistema. Chama no ZAP!

Os melhores cardans para o seu veículo

A TGF Automotive conta com peças seguras e eficientes. Aliás, temos cardans compatíveis com as melhores marcas do mercado.

Então acesse agora mesmo a nossa loja online, confira as opções que temos para o seu veículo leve, pesado ou utilitário e faça o seu pedido sem sair de casa!

Continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos mais matérias sobre outros componentes!

Ir para loja