kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Eixo Cardan: veja quais falhas podem comprometer o componente

Quando falamos sobre a movimentação de automóveis, o eixo cardan é sempre um destaque. Ele acaba dando mais liberdade para movimentação durante as mudanças de velocidade, quando fazem a ligação da força que é gerada para as rodas.

Os veículos com tração traseira e motor dianteiro, 4×4, caminhões, motos e ônibus utilizam esse tipo de eixo.

O eixo cardan é composto por uma haste metálica com forquilhas nas extremidades, e uma cruzeta no centro da peça. Por isso, tem um grande período de vida útil. Sendo assim, muitos motoristas não se preocupam tanto com a peça e acabam esquecendo de verificar o seu estado.

Mas, para obter um bom desempenho no uso da direção, o eixo cardan precisa estar em excelentes condições para fornecer ao veículo mais segurança e estabilidade.

Dessa forma, preparamos esse texto exclusivo para você saber mais sobre esse componente e as falhas que podem comprometê-lo.

Acompanhe a leitura e confira tudo!

O que é o eixo cardan?

Vários componentes acabam formando o eixo cardan. Como resultado, eles podem mudar os ângulos, distribuir o peso uniformemente e garantir o equilíbrio durante o movimento do veículo.

Muitos segmentos utilizam essa peça, sendo os principais:

  • Ônibus e caminhões: os veículos maiores trabalham, não apenas com um eixo cardan, e sim, com mais, principalmente, os modelos que têm motor dianteiro.
  • Carros e motos: nos automóveis 4×4, esse item é o responsável pela transmissão da força do motor até as rodas. Nas motos, por sua vez, o eixo acaba substituindo a corrente de transmissão, e acaba tornando todo o conjunto mais silencioso.

Além disso, as áreas agrícola, industrial e naval, também, usufruem da peça e suas funcionalidades. Isso traz um maior equilíbrio e distribui melhor a força para um melhor ângulo.

O eixo cardan é composto por:

  • Flanges;
  • Cruzetas;
  • Ponteiras dianteiras e traseiras;
  • Luvas;
  • Rolamentos;
  • Terminais.

Para que serve o eixo cardan?

componentes-do-eixo-cardan

Mas, para que serve o Eixo Cardan? Quais são as aplicações práticas dos componentes na operação do veículo?

Resumindo, a peça permite uma maior mudança de ângulo, distribuindo uniformemente o peso do veículo. Assim, proporciona um movimento mais estável, mesmo com variações de velocidade.

Ou seja, a função do cardan é, essencialmente, transferir a potência gerada pelo motor, enviando-a para o diferencial, e deste para as rodas.

Quais são as falhas que podem comprometer o eixo cardan?

Apesar de sua alta resistência e longa vida útil, os eixos cardan estão sujeitos a problemas e defeitos. Embora não seja tão comum quanto em qualquer outra parte, ele também é propenso a danos.

Portanto, é importante saber identificar quando algo está errado com um componente. Ou seja, além da manutenção, isso sempre te ajuda a evitar danos em outras partes do carro.

E, como fazer isso? Em resumo, existem três maneiras principais para saber se essa peça precisa de uma manutenção.

1 – Vibrações

Um dos principais sinais indicando que o eixo cardan está com problemas é a vibração excessiva. Sem equilíbrio e alinhamento adequados, o eixo geralmente vibra.

Porém, nos casos que são mais graves, quando o componente estiver desgastado, as vibrações serão mais contínuas e intensas. Neste caso, o ideal é levar o carro para manutenção e, se necessário, trocar a peça.

2 – Folgas

As folgas também indicam a necessidade de fazer uma manutenção. Elas podem surgir por vários motivos. Por exemplo, em razão de lubrificação insuficiente, uso incorreto do veículo (sobrecarga), falta de limpeza ou instalação inadequada.

A folga é fácil de ser testada. Você só precisa segurar o eixo com a mão e tentar movê-lo para baixo e para cima. Se houver um menor sinal de batida ou frouxidão, isso já é indicação de que é necessário fazer uma manutenção.

É muito importante realizar a manutenção do eixo cardan. Além de afetar o desempenho do veículo, a quebra dessa peça pode danificar outros componentes, tornando os reparos ainda mais caros.

3 – Ruídos

Finalmente, um outro sinal de que o eixo está com problemas, são os ruídos e zumbidos que o motorista ouve enquanto o veículo se move. Aqui, é muito provável que haja desgaste ou folga em uma peça.

Em ambos os casos, há maior risco de danos, além de afetar outras partes do veículo.

Este eixo foi projetado para uma operação silenciosa. Então, se você ouvir barulho, pode haver um problema.

Por exemplo, este problema pode ser a folga. Um profissional saberá testar para dar certeza sobre a causa do ruído.

Manutenção preventiva

A forma ideal de preservar a sua peça e evitar problemas, é realizando manutenções preventivas.

A melhor maneira de garantir que o eixo cardan esteja funcionando corretamente, é lubrificá-lo. Desse modo, o atrito é reduzido e o metal fica protegido da corrosão e oxidação, o que dissipa o calor excessivo. Para que isso seja eficaz, é essencial aplicar o lubrificante certo, na quantidade certa.

Portanto, a viscosidade e o grau do óleo devem ser verificados a cada 2.000 km. E, o óleo, deve ser completamente trocado a cada 160.000 km ou quando completar um ano de uso.

Além disso, se o uso for intenso, o tempo é reduzido para 50.000 km ou a cada 6 meses.

Em viagens mais longas, o cardan deve ser inspecionado. Verifique se há falta de lubrificação, sujeiras em suas extremidades, amassados ​​ou empenamento de alguma peça, devido ao eixo quebrado ou possivelmente danificado, por falta de manutenção.

Se notar um erro, não hesite em entrar em contato com um especialista para resolver o seu problema da melhor maneira possível.

O ideal, é sempre levar o seu veículo para realizar uma revisão ao menor sinal de problema que ele apresentar. A manutenção preventiva pode te ajudar a detectar todos os defeitos com maior facilidade.

E aí, curtiu esse conteúdo? Para ficar por dentro de outras matérias como essa, não deixe de acompanhar o nosso blog!

Ir para loja