kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Gestão de Oficina Mecânica: veja os 7 erros que prejudicam mecânicos como você

Inegavelmente, administrar um negócio é sempre um desafio para os empreendedores, em especial quando falamos na gestão de oficina mecânica.

Afinal, oferecer um bom serviço, é uma ótima forma de atrair clientes para o seu negócio. No entanto, sem uma administração eficiente, é praticamente impossível garantir a estabilidade da sua empresa.

Pensando nessa dificuldade que vem prejudicando muitos mecânicos no decorrer dos anos, nós preparamos esse artigo para destacar os principais erros de gestão que podem ocorrer em uma oficina. Dessa forma, você pode preveni-los e identificar soluções para eles.

De fato, para realizar uma boa gestão é necessário possuir diversos conhecimentos, não apenas os de mecânica. Então, continue a sua leitura e tenha todas as informações que você precisa!

A importância da gestão de oficina mecânica

Primeiramente, antes de te contarmos todos os erros que você pode cometer ao realizar a administração do seu negócio, é necessário que você entenda a importância que a mesma tem dentro de uma oficina.

Quando falamos nesse assunto, estamos lidando com tudo o que diz respeito aos resultados positivos e negativos ligados diretamente com o gerenciamento de uma empresa. Mas, a grande diferença entre as oficinas de sucesso e aquelas que lutam pela sobrevivência, é justamente a forma como são guiadas por seus donos.

Aliás, vale lembrar que, quando falamos em gestão, não estamos tratando apenas da parte financeira de um negócio. Pois, um bom gerenciamento, está ligado a um proprietário que sabe identificar e trabalhar com todos os indicadores de cada setor da sua oficina.

Mecânica, autocenter ou assistência técnica, independente do seu modelo, gerenciá-lo de forma segura e eficiente exige um bom planejamento, e isso é essencial para manter-se competitivo em um mercado concorrido.

7 erros na gestão de oficina mecânica que você deve evitar

Conforme citamos acima, a gestão adequada é um dos primeiros passos para garantir o sucesso da sua oficina.

Entender de mecânica e abrir um negócio pensando somente nas atividades que serão operadas, não é o suficiente para garantir os melhores resultados. Com uma boa ação, você pode definir um plano de crescimento sustentável e desenvolver uma competitividade forte diante dos seus concorrentes.

Confira agora, quais são os principais erros que muitos mecânicos cometem na hora de realizar a administração da sua oficina.

1. Não garantir um planejamento estratégico da gestão de oficina mecânica

Em geral, esse método é muito usado para nortear o futuro de uma empresa. O mesmo é desenvolvido por meio de análises do panorama atual do negócio, estipulando: definição de objetivos e criação de ações que permitam alcançar os resultados desejados.

Então, ter um planejamento, é garantir a certeza de que o seu negócio terá uma projeção sobre o futuro. Focando em objetivos que façam sentido para a sua empresa, como por exemplo: abertura de uma nova unidade ou aumentar de forma significativa os seus resultados.

Desse modo, com essa ferramenta, é possível traçar os passos que serão percorridos, facilitando ainda mais a sua caminhada. Sem esse documento, a sua oficina pode ficar sem direção para atingir as metas estabelecidas.

2. Misturar dinheiro pessoal com o da empresa

De fato, quando você é um microempreendedor ou um profissional informal, ter contas pessoais e profissionais separadas nem sempre é uma opção possível, dependendo do tamanho da sua oficina.

No entanto, misturar os dinheiros pode ser uma grande armadilha no mundo dos negócios. Pois, existem grandes chances de você gastar economias da empresa para coisas pessoais sem se dar conta.

A solução para esse problema, por mais complicado que seja, é garantir contas separadas. No entanto, se a sua oficina estiver no início e não for possível, tente ao menos realizar as contas de ganhos, gastos e salários separadamente.

3. Não capacitar a sua equipe

homem arrumando o motor de um carro

Um dos principais erros que muitos gestores cometem ao realizar a gestão do seu negócio, é não disponibilizar o treinamento necessário para que a sua equipe evolua. Bom serviço e um ótimo atendimento são características que atraem e fidelizam os clientes. Mas, é quase impossível garantir isso se o seu time estiver mal preparado.

Dessa forma, se torna de muita importância investir em capacitação e treinamento para todos os funcionários, a fim de que estejam alinhados sobre o seu negócio e a função que eles exercem.

4. Fazer a escolha errada de fornecedores

Todos nós, em algum momento, optamos por escolher o melhor preço de um produto ou serviço e acabamos nos dando mal por conta disso. Por isso, ao definir o melhor fornecedor para a sua oficina, é necessário estabelecer um equilíbrio entre valor e qualidade dos produtos.

Sendo assim, o mais indicado é escolher fornecedores que ofereçam peças originais e de boa qualidade para fazer toda a diferença em seu negócio.

5. Ignorar a gestão de estoque

Ter um depósito cheio de produtos sem uso ou não concluir um serviço por falta de peças no estoque, são problemas que comprometem a gestão de uma oficina, podendo terminar em prejuízo.

Esses, são apenas dois dos erros que são causados por uma má administração do estoque da sua empresa. Para serem evitados, é preciso que a oficina disponha de uma organização no controle de entrada e saída de itens, seja ele de forma manual ou através de um software.

6. Não estudar o mercado e a concorrência

Em qualquer fase do seu negócio, independente se você está abrindo uma oficina agora ou se já está consolidado no mercado, é fundamental estar atento a sua concorrência e o que está acontecendo a sua volta.

Com isso, é possível que você seja mais assertivo em suas tomadas de decisões sobre investimentos, produtos, serviços e muito mais. Além disso, ao acompanhar o que acontece em sua área de atuação, você pode garantir as novidades do setor para o seu negócio.

E por fim, a concorrência deve ser sempre analisada, para que você esteja sempre um passo à frente em relação a qualidade, preço e inovação.

7. Deixar de investir na divulgação da sua oficina

Se você não divulgar o seu negócio, como os clientes vão chegar até ele? Você pode ser o melhor mecânico do mundo, mas, para as pessoas irem até a sua oficina, elas precisam conhecer suas habilidades. Por isso, investir em um bom marketing é fundamental.

Contudo, para garantir isso, use ferramentas digitais, redes sociais, cartões de visita, fachadas, entre outros recursos para captar o seu público.

Garanta a melhor gestão de oficina mecânica e aumente os seus resultados!

Com base em tudo o que lemos até o momento, podemos perceber que garantir uma boa administração do seu negócio, além de atrair mais clientes, ainda pode oferecer mais benefícios do que você pode imaginar.

Sendo assim, evitar os erros que citamos ao longo do texto é essencial para que a sua oficina alcance todos os objetivos traçados.

banner e book

Gostou desse conteúdo e deseja ler mais artigos sobre o tema?

Em nosso blog temos muito mais, para você saber tudo sobre o assunto! Então, acesse agora mesmo e tenha todas as informações que você precisa!

Ir para loja