kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Farol do caminhão: conheça os diferentes tipos e saiba a importância do componente

Sabemos que em todos os veículos existem componentes fundamentais tanto para seu bom funcionamento quanto para a segurança de motoristas e passageiros. No caso dos caminhões, por exemplo, algumas peças são fundamentais para garantir a tranquilidade das viagens. Por isso, hoje queremos falar sobre um desses itens e apresentar os diferentes tipos de farol de caminhão. Então se você deseja saber um pouco mais sobre o assunto, continue a leitura e tire suas dúvidas!

A importância do farol de caminhão

Primeiramente, antes de falar sobre os tipos de farol de caminhão e mostrar como escolher a melhor opção para o veículo, queremos destacar a sua importância.

Engana-se quem pensa que existe apenas um modelo de farol de caminhão. Conheça os principais tipos a seguir:

Faróis principais

Primeiramente, existem os faróis principais, que são as peças de extrema importância para dirigir principalmente no período noturno.

Aliás, desde 2016, é obrigatório trafegar nas rodovias com farol baixo durante o dia. Vale destacar que este componente deve ser de cor branca.

Faróis de neblina

Já este tipo de material, deve ser utilizado para aumentar a visibilidade em locais com neblina. Assim, são classificados como faróis auxiliares e sua altura adequada é de cerca de 80 cm do chão.

Faróis de longo alcance

Por fim, existem também os faróis de longo alcance. Mas muitas pessoas conhecem como faróis de milha.

Dessa forma, o componente conta com uma lâmpada com alta potência e só deve ser aceso com o farol alto.

Por fim, como seu próprio nome já diz, sua principal função é aumentar a visibilidade de quem está dirigindo o veículo.

Ebook bom mecânicoEbook bom mecânico

Lanternas de iluminação

Além dos faróis, os caminhões contam também com uma série de lanternas que visam iluminar importantes pontos.

A lanterna de iluminação da placa traseira deve seguir as orientações do fabricante e sempre ser substituída por outra de potência igual, não podendo utilizar uma opção de LED.

Já as lanternas de para-choque são instaladas na parte de trás do caminhão para alertar o motorista que está atrás do veículo.

Aliás, a peça deve ter a cor vermelha e é um elemento obrigatório de segurança. No entanto, vale lembrar que a lanterna conhecida como foguinho é proibida

Do mesmo modo, existe a lanterna de freio que também é vermelha e acende sempre que o motorista passa a frear o caminhão.

Portanto, é um item muito importante que precisa ser conferido com frequência. Pois sua ausência pode aumentar as chances de acidentes.

farol do caminhão

Para sinalizar aos demais motoristas e chamar a atenção com a ajuda de um aviso sonoro, a lanterna de marcha à ré é branca e é ativada toda vez que o condutor aciona a ré do caminhão.

Por fim, tem ainda a lanterna de seta que é amarela ou laranja e é instalada nas partes dianteiras e traseiras do veículo. Portanto, as peças são colocadas em pares, sendo uma em cada lado, e atuam para indicar a mudança de direção ou para sinalizar uma possível ultrapassagem.

A escolha do componente

Sem dúvidas, a escolha de um farol de caminhão é extremamente importante. Aliás, escolher um item que não seja compatível com o modelo pode comprometer o sistema elétrico e causar outros problemas.

Ou seja, ao comprar um produto que não tenha qualidade, o motorista passa a correr e oferecer riscos, já que o componente é essencial para dirigir com segurança.

Do mesmo modo, o caminhoneiro pode ser multado por um farol com defeito e ter o veículo até mesmo guinchado

Por isso, é essencial escolher um material que atenda a necessidade do veículo e seja compatível com a marca do caminhão.

Além disso, é preciso encontrar uma empresa que expresse excelência e seja uma referência em produtos automotivos de qualidade.

Por isso, pesquise e converse com outros caminhoneiros antes de fazer a escolha. Então, rocure saber quais empresas atendem as normas e trabalham com a responsabilidade de cumprir prazos, além de oferecer boas condições de pagamento.

Ebook caminhão Mercedes-benzEbook caminhão Mercedes-benz

TGF Automotive

Agora que você já sabe a importância do farol do caminhão e de escolher uma marca de confiança, queremos te apresentar as nossas opções para o seu veículo.

Afinal, em nossa loja online temos mais de 7 mil peças automotivas para linhas leves, pesadas e utilitários. Nossos itens são fabricados seguindo rigorosos padrões de qualidade e são compatíveis com os melhores modelos do mercado.

Além de faróis, temos peças para sistemas de freios, componentes de cardan, acabamentos, polias, tensores, bombas de direção hidráulica, caixas de direção e uma infinidade de produtos que podem ajudar seu carro de passeio, caminhão ou veículo utilitário a ter um desempenho ainda melhor. Tudo isso com uma entrega agilizada e preços que cabem no seu bolso.

Então se você deseja comprar peças automotivas sem sair de casa, fale agora mesmo conosco. Acesse o nosso site e conheça as opções que temos para você!

Ir para loja