kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Fornecedor de peças automotivas: saiba como escolher o ideal

Ter um fornecedor bom e confiável é essencial em todos os negócios. No entanto, costumamos dizer que, quando se trata de veículos e fornecedores de peças automotivas, as coisas são ainda mais sérias. Visto que, o mercado de autopeças pode ter origens diversas, inclusive desconhecidas.

Você já imaginou, por exemplo, colocar determinada peça no motor do carro de um cliente de procedência duvidosa sem nem saber?

Sem dúvida, sua perda financeira e de imagem serão consideráveis. Pois, será difícil que, o consumidor que passa por esse problema, não venha a falar mal da sua oficina para familiares, amigos e demais interessados, ​​através das redes sociais.

Por isso, no artigo de hoje, gostaríamos de apresentar algumas dicas de como escolher um fornecedor de peças automotivas de total confiança.

Estas são orientações importantes para quem trabalha com mecânica e que procura adquirir peças de qualidade e totalmente seguras. Acompanhe a leitura e confira!

1 – Reputação do fornecedor

A primeira coisa que você precisa saber é a reputação do fornecedor de peças automotivas. Para isso, hoje há muitas maneiras, incluindo pesquisas em sites que trazem elogios e reclamações.

Uma outra forma, é acessando o perfil da empresa em redes sociais como o Facebook e o Instagram. As redes sociais têm ferramentas de avaliação, como serviço ou notas de produtos, e comentários de clientes que já utilizaram os produtos. O Google My Business, também é uma ótima ferramenta sobre esta questão, porque funciona como uma rede social.

São alternativas eficazes para o levantamento da confiabilidade do fornecedor, no sentido de prestar um ótimo atendimento e oferecer produtos de qualidade.

2 – Marcas de qualidade

Considere, também, apreciar todas as marcas com as quais os fornecedores trabalham. O objetivo disso é verificar se são de boa qualidade e podem ser utilizados no veículo que necessita de reparo ou substituição de peças.

Além disso, considere avaliar a variedade de peças que os fornecedores possuem em seu portfólio de produtos. Isso pode agilizar o processo de localização de itens e evitar que você precise adquiri-las de outros fornecedores com os quais não está acostumado e que ainda pode levar mais tempo. Sendo assim, essa precaução garante que seu negócio funcione sem problemas.

3 – Suporte e atendimento

Ao final da transação, um bom fornecedor, normalmente, prestará um excelente atendimento, tirará todas as suas dúvidas e garantirá que o produto chegue rapidamente à sua empresa, antes mesmo do seu prazo de entrega.

No entanto, após uma compra, muitos distribuidores tendem a fornecer um atendimento ruim, frustrando os clientes e causando sérias dores de cabeça, como interrupções de serviços mecânicos em seus negócios.

Por isso, ao escolher um distribuidor de peças automotivas, saiba como funciona o serviço pós-venda. Assim, você evita falhas e conta com um atendimento diferenciado que auxilia o seu negócio quando ele mais precisa.

importância-de-um-bom-fornecedor-de-peças-automotivas

4 – Vendedores qualificados

Mesmo que um empresário domine seu mercado de atuação, saber, por exemplo, quais peças ele precisa para melhorar o desempenho de um carro, contar com a ajuda de vendedores qualificados, aqueles que pesquisaram e sempre se atualizaram para buscar mais conhecimento, é sempre bom. Assim, juntos, podem encontrar soluções para ajudar ainda mais quem trabalha na área mecânica.

Por isso, antes de assinar um contrato com um fornecedor, procure saber as qualificações do vendedor. Uma boa parceria, ou seja, não só fornecer as peças necessárias, mas, também orientar os empresários quanto ao aparecimento de melhores peças e mais adequadas no contexto do caso em questão.

5 – Confiança

Dependendo da dinâmica do mercado, o preço de cada tipo de peça de reposição varia. Portanto, a base de confiança e bom relacionamento torna-se decisiva na aquisição dessas peças.

Procure sempre marcas com boas garantias, atendimento a pré e a pós-venda, além de suporte em campo e amplo portfólio de peças de reposição.

Dê preferência a fabricantes que selecionam criteriosamente seus fornecedores e dão treinamento para que os profissionais trabalhem da melhor forma possível com todas as suas peças.

6 – Experiência e boa reputação

Isso é o que os clientes procuram em uma oficina mecânica. Portanto, você deve procurar o mesmo nas empresas com as quais planeja trabalhar. Comprar peças de um local credenciado e de boa reputação é a melhor opção. Pois, assim, você tem mais garantia de que tudo dará certo.

A informação é muito fácil de ser encontrada nos dias de hoje. Como já falamos, de fato, os consumidores têm usado a Internet para deixar comentários, elogios ou reclamações sobre as empresas com as quais fazem negócios. Então, você pode usar isso a seu favor.

Todas essas fontes ajudam a esclarecer a reputação do fornecedor. E, mesmo que ele já esteja envolvido em um problema, é possível avaliar sua capacidade de resolvê-lo de forma eficaz e em tempo hábil. Dessa forma, você obtém o máximo de informações possível.

E, claro, a Internet não extinguiu o tradicional boca a boca, então, os colegas de outras oficinas mecânicas podem recomendar excelentes fornecedores. Portanto, conversar sobre isso com outros donos de oficinas, também é uma excelente opção.

7 – Prazo de entrega

Como proprietário de uma loja, você sabe o quão importante é o atendimento ao cliente. Dependendo da agilidade proporcionada, alguém pode decidir se continua ou não sua busca por serviços. Portanto, essa é uma das considerações mais importantes na hora de escolher um fornecedor de peças automotivas.

Por isso, não deixe de conhecer as condições e os prazos de entrega da empresa à qual pretende associar-se. Antes disso, é importante ter clareza sobre suas necessidades de estoque e a demanda de seus clientes. Organize essas informações de forma lógica para conseguir bons negócios com os fornecedores.

Além disso, é importante sempre manter uma relação de confiança. Dessa forma, você terá a certeza de que o seu fornecedor o ajudará quando precisar.

Gostou dessas dicas? Esperamos que elas tenham te ajudado. Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar o nosso blog!

Obrigado pela leitura!

Ir para loja