kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Frota de Caminhões: 7 Dicas de como economizar nas manutenções

Quando o assunto é frota de caminhões, tudo que não é bem planejado, pode acabar trazendo altos custos. O mercado de transportadoras é muito competitivo, então, operar com custos muito altos, pode acabar sendo inviável para as empresas.

Dessa forma, economizar com as manutenções torna-se fundamental, ainda mais em momentos de crise como estamos passando. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a economizar com a sua frota.

Ficou curioso? Então continue a leitura e confira!

1 – Controle de Custos

Para começar, é preciso entender os seus gastos. Portanto, os gestores precisam estar acompanhando todo o processo de perto. Tudo deve ser contabilizado para você conseguir uma visão mais ampla.

Você pode monitorar todos os gastos como: viagens, abastecimentos, manutenções, troca de peças, entre outros fatores. Com esses valores em mãos, se torna mais fácil controlar os custos e saber quanto e quando poderá gastar.

2 – Manutenção Preventiva da Frota de Caminhões

Uma das melhores formas de economizar, é com a manutenção preventiva. O gestor precisa estar atento a todas as manutenções que são realizadas com toda a sua frota.

Com a manutenção preventiva, é possível evitar futuros problemas e, por conseguinte, economizar dinheiro. Quanto antes algum problema for detectado, mais economia no seu bolso você terá.

O grande erro de muitas empresas, é não dar a devida atenção para a manutenção preventiva, sempre deixando para depois. Então, no final das contas, o custo acaba se tornando bem maior do que era para ser.

3 – Planejamento de Rota

O planejamento de rota é muito importante para uma boa gestão. Antes de toda viagem, um estudo pode ser feito para evitar gastos com pedágios caros, estradas mal asfaltadas, entre outros.

Assim, é possível evitar problemas em razão da estrada, optando, por exemplo, por uma via asfaltada ao invés de ir por outra de terra.

Os caminhos influenciam diretamente na vida útil do veículo, podendo desgastá-lo muito em um curto espaço de tempo.

frota-de-caminhões-como-economizar-na-manutenção

4 – Treinamento dos Motoristas

Um pequeno treinamento com todos os motoristas também pode evitar gastos com a manutenção. Pois, eles precisam estar atentos ao nível de água, óleo, calibragem dos pneus, entre outros detalhes.

Essas pequenas ações, também são de grande serventia para o caminhão. Além disso, o gestor pode utilizar a tecnologia a seu favor. Com uma pequena câmera na cabine, é possível monitorar os motoristas, garantindo que estão seguindo a rota certa, e não realizando infrações de trânsito.

5 – Uso correto das marchas de caminhão

A troca correta das marchas do veículo, oferece mais segurança para o motorista e também para a carga que está sendo transportada. Além disso, ajuda na redução do consumo de combustível.

Pequenos cuidados como esse, também acabam trazendo mais economia no final da conta e evitando problemas mecânicos.

6 – Combustível

O combustível é um fator que sempre merece atenção especial. No Brasil, os preços se alteram com bastante frequência. Por isso, é importante ficar sempre antenado com os reajustes.

Procure, também, buscar por um posto fixo de sua confiança. Um diesel de procedência duvidosa pode acabar danificando o veículo e, por consequência, gerar mais prejuízo.

7 – Peças de Qualidade

Por último, mas não menos importante, está o cuidado com as peças da sua frota. É fundamental optar por produtos de confiança para seus caminhões.

Procure sempre por lojas que tenham credibilidade no mercado, unindo o preço com a qualidade. Com isso, diversos problemas com peças podem ser evitados. Um pequeno defeito no produto, pode deixar o veículo parado por certo tempo, trazendo prejuízo para a empresa.

TGF Automotive

Agora que você sabe como economizar com a manutenção da sua frota de caminhão e viu os benefícios que pode ter, talvez esteja se perguntando sobre onde encontrar uma autopeça de confiança.

Sendo assim, queremos convidá-lo a conhecer a nossa loja online, que conta com itens para veículos leves, pesados e utilitários.

A TGF Automotive produz componentes compatíveis com as maiores marcas do mercado e oferece diversas vantagens para a sua empresa, incluindo facilidade de pagamento e entrega 100% segura.

Gostou dessas dicas que compartilhamos com você? Não deixe de garantir que você está seguindo-as corretamente, principalmente a escolha de uma autopeça de confiança,

Para ver mais conteúdos como esse, acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo sobre frota de caminhões.

Até a próxima!

Ir para loja