kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Lanterna para Caminhão: conheça os tipos e saiba escolher

Ainda tem dúvidas sobre lanterna para caminhão? Então, pode ficar tranquilo. Nessa matéria, vamos te mostrar os tipos de lanternas existentes e como escolher a ideal para seu veículo.

Para dirigir um caminhão, você precisa conhecer mais componentes e informações que de um veículo comum. Afinal, na maioria das vezes, os motoristas sempre estão carregando cargas pesadas.

Um dos principais componentes desse veículo é a lanterna. Pois, é ela que garante a boa visibilidade do motorista nas estradas, fazendo com que as viagens se tornem mais seguras.

Importância da escolha correta da lanterna para caminhão

Todas as peças para caminhão precisam ser pensadas e escolhidas com cuidado. E as lanternas do caminhão são fundamentais para a sinalização e iluminação corretas, de forma que ofereçam maior segurança ao motorista, e a outros que cruzam o seu caminho nas estradas.

Além disso, existem leis para que você circule dentro das normas de segurança do trânsito. Seu caminhão deve transitar com todas as lanternas funcionando perfeitamente, cores dentro do padrão, entre outros requisitos.

Sendo assim, você evita multas e a possível perda da CNH, que atrasará ou interromperá o seu trabalho. Procure sempre por peças de qualidade e que sejam do modelo do veículo. Não se deixe levar pelo preço baixo dos produtos falsificados.

Manutenção do veículo

Para preservar a vida útil da lanterna para caminhão, é importante realizar manutenções frequentes neste veículo. Durante a manutenção, é possível identificar se a peça está apresentando algum defeito e corrigi-lo.

Além de preservar as lanternas do caminhão, a manutenção pode evitar outros problemas. Então, se por acaso alguma outra peça estiver com defeito, isso logo será detectado na manutenção.

Dessa forma, você garante ainda mais segurança na hora de rodar pelas estradas, realizando seu trabalho.

Principais tipos de lanterna para caminhão

Agora que você já sabe sobre a importância da lanterna do caminhão, confira abaixo os tipos de lanternas que existem:

Faróis de longo alcance

Os faróis de longo alcance, são mais conhecidos como faróis de milha. Eles possuem lâmpadas de alta potência e devem ser acesas junto com o farol alto.

Esses faróis têm a função de aumentar o raio de visibilidade dos motoristas.

Faróis principais

Os faróis principais são fundamentais para a segurança nas estradas. A partir de 2016, se tornou obrigatório andar com faróis baixos em todas as rodovias, independente do horário.

Além disso, vale lembrar que, para estar no padrão e evitar multas, os faróis devem ser da cor branca.

Faróis de neblina

Esse tipo de farol é usado como elemento de segurança. Ele aumenta a visibilidade nos locais de neblina. Para serem instalados, precisam de uma altura específica.

Porém, são considerados como faróis auxiliares e não fundamentais.

Lanterna de freio

As lanternas de freio são fabricadas com a coloração vermelha e devem ser acesas toda vez que o motorista aciona o freio do caminhão. Essa lanterna tem grande importância, já que alerta os veículos de trás, para frearem também.

Então, garanta que elas estejam em perfeito estado. Dessa forma, acidentes podem ser evitados na estrada.

Lanterna para para-choque

Essas lanternas são instaladas na parte traseira do veículo e, assim como as de freio, também devem ter a coloração vermelha. Elas também possuem a função de alertar os veículos que estão atrás.

Mas, é importante lembrar que a lanterna foguinho é proibida nesse caso.

Lanterna de iluminação para a placa traseira

A placa traseira do veículo deve estar sempre iluminada e visível. Você deve seguir as recomendações do fabricante, realizando, regularmente, a troca por lâmpadas originais.

Nesse caso, a troca das lâmpadas originais por modelos de LED é proibida.

Lanterna de marcha à ré

Esse tipo de lanterna deve ter a coloração branca. Elas são acesas toda vez que o motorista engata a marcha à ré do veículo.

Além disso, ela costuma ser acompanhada por um sinal sonoro, para indicar aos outros motoristas que uma manobra está sendo realizada.

Lanterna de seta

As lanternas de seta possuem a coloração amarelo/alaranjada. Elas devem ser instaladas nas laterais, tanto na parte traseira, quanto dianteira do veículo.

Dessa forma, elas têm a função de sinalizar a outros veículos sobre sua intenção de mudar a direção ou realizar uma ultrapassagem.

Como escolher a lanterna para caminhão?

Agora que você já sabe sobre os tipos de lanterna para caminhão, vamos dar algumas dicas de como escolher corretamente essas peças. Então, continue a leitura e descubra logo abaixo:

Modelo da lanterna

Antes de tudo, você precisa identificar o formado e modelo da lanterna do seu caminhão. Dessa forma, para evitar problemas e falhas, procure sempre realizar a troca mantendo o padrão dessas peças.

Peças originais

Sempre que for realizar a troca de peças, compre as originais. Pois, um item clandestino pode causar danos no sistema elétrico do seu caminhão.

Além disso, as peças originais mantém a garantia da concessionária. Assim, sempre opte por uma loja de autopeças de confiança.

Dito isso, agora que você sabe mais sobre as lanternas para caminhão, siga nossas dicas e evite falhas, multas e acidentes.

Para ficar por dentro do mundo automotivo, acompanhe nosso blog e não perca nada!

Ir para loja