kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Manutenção preventiva de caminhões: veja quais itens devem ser avaliados

Realizar ações preventivas é fundamental em todas as fases da vida. Aliás, a prática é essencial para garantir um presente confortável e um futuro sem problemas. Com os veículos, essa ação também precisa acontecer.

Assim, é possível garantir mais segurança e tranquilidades nas viagens. E quando falamos sobre manutenção preventiva de caminhões, você sabe o que precisa ser analisado? Continue lendo o nosso texto e descubra quais itens merecem prioridade.

Sistema de freios

Sem dúvida, o sistema de freios é essencial para a segurança de um veículo. Por isso, ele deve passar por uma verificação a cada 5 mil km ou quando apresentar alguma instabilidade.

Desse modo, nos sistemas a tambor, o ideal é verificar a regulagem, a espessura das lonas e tambores. Da mesma forma, é essencial avaliar a existência de folgas nos eixos e as condições das molas e retentores.

Nos sistemas com freio de ar, é essencial observar a válvula reguladora de pressão, câmara e reservatórios de ar.  Vale lembrar que a manutenção preventiva de caminhões no sistema de freio deve ser realizada por eixo. Pois assim é possível ter mais estabilidade e segurança na hora de dirigir.

manutenção preventiva de caminhões

Filtros e óleo

Conferir o óleo do motor e os filtros de ar também faz parte das principais ações da manutenção preventiva de caminhões. Por isso, é essencial se certificar que o nível de óleo do motor é adequado ao indicado e resolver os problemas caso esteja acontecendo algum vazamento, por exemplo. Da mesma forma, assegurar que os filtros de ar estão respeitando seus limites é fundamental para o bom funcionamento do veículo.

Ebook bom mecânicoEbook bom mecânico

Sistema elétrico

De fato, cuidar da parte elétrica do caminhão também é extremamente importante. Portanto, o recomendado é dedicar atenção para os cabos, alternador, ligações e luzes. Além disso, é interessante checar a bateria e o nível da solução de água destilada.

Suspensão

Outro item que merece atenção na hora da manutenção preventiva de caminhões é a suspensão. Sua análise pode influenciar na estabilidade, conforto e segurança do motorista.

Por isso, a suspensão deve ser avaliada pelo menos uma vez por ano. Dessa maneira, o mecânico prioriza a verificação das bandejas, viga principal, barras tensoras, amortecedores e bolsa de ar.

Pneus

Por fim, os pneus devem receber manutenção frequente. Afinal, eles precisam ser substituídos caso não estejam em boas condições, pois podem oferecer riscos para o veículo. Do mesmo modo, é necessário regular a calibragem e verificar possíveis imprevistos com o sistema de direção.

Conforme citamos ao longo do texto, a manutenção preventiva é essencial não apenas para cuidar do veículo e seu funcionamento, mas também para garantir a segurança de motoristas e passageiros.

Ebook caminhão Mercedes-benzEbook caminhão Mercedes-benz

Peças para o seu caminhão

Agora que você já sabe a importância deste serviço, que tal conhecer componentes que podem fazer a diferença no seu caminhão?

A TGF Automotive conta com peças compatíveis com as maiores marcas do mercado.
Os componentes para veículos leves, pesados e utilitários passam por rigorosos testes e atendem padrões seguros e confiáveis.

Acesse agora mesmo a nossa loja virtual e confira todas as novidades que temos para você!

Ir para loja