kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Motor a diesel: mitos e verdades sobre manutenção preventiva

Quem nunca passou pela situação de ouvir que algo era de um jeito, mas, na prática, acabou sendo diferente? Com o motor a diesel não seria diferente, pois existem alguns mitos que estão ligados à manutenção preventiva.

Porém, não há como negar: a gente nunca sabe por onde começar ou em quem confiar. É por isso que chegamos para acabar com essas dúvidas, para que você não tenha mais problemas como esse.

De antemão, avisamos que esse blog vai ser bem rápido e caso tenha alguma dúvida, não hesite em voltar ao tópico anterior. Mas vamos ao que interessa: como aumentar a vida útil do seu motor a diesel?

Leia o artigo completo para descobrir!

O que é manutenção preventiva?

Quando o assunto é a manutenção preventiva, às vezes a informação não chega direito ou rola um telefone sem fio. Muitos motoristas acabam deixando de lado o cuidado que o bruto merece.

A parada é que, no corre-corre da estrada, vez ou outra, a manutenção fica em segundo plano. Mas quando a gente deixa de fazer as revisões, trocas de óleo e essas paradas, o caminhão pode dar uns sinais de cansaço no meio da viagem, e aí já viu, né?

Mas vamos lá – O que é manutenção preventiva?

Na prática, é um conjunto de ações programadas e regulares que visa evitar problemas antes que eles aconteçam. Em vez de esperar o motor quebrar, a gente antecipa, fazendo trocas de óleo, filtros, checagens elétricas e por aí vai.

Portanto, é necessário reforçar a ideia de que esse processo não é gasto, é investimento. E isso vai dar mais força para encarar qualquer desafio na rodovia sem preocupação na cabeça.

Por que os caminhões usam o motor a diesel e não a gasolina?

Não é apenas uma questão de tradição; há razões que fazem desse motor a escolha ideal para o transporte de cargas pesadas a longas distâncias.

Inclusive, sabemos que o maior pesadelo de todo motorista é aquele morro que parece não ter fim ou aquela carga que deixa o caminhão mais baixinho. É nesse momento em que o motor a diesel manda a ver.

Outro fator que pega bastante qualquer caminhoneiro, é a grana gasta com diesel no final do mês. Mas, vamos te falar uma coisa: ele é econômico quando comparado aos carros de passeio, o que significa menos paradas no posto e mais dinheiro no bolso.

Menos tempo no mecânico, mais tempo na estrada

Ninguém merece ficar parado muito tempo sem poder trabalhar. É nesse momento que o motor a diesel entra em cena. Ele foi feito para não te decepcionar, mas para isso, você deve fazer as devidas manutenções.

Além do mais, sabemos que caminhão não tira férias, não é mesmo? E quando a coisa aperta, o motor a diesel não decepciona. Mantém o pique lá no alto, seja na subida da serra ou na hora de encarar uma carga nervosa.

Agora… se você procura eficiência, o diesel sabe aproveitar cada gota de energia do combustível, fazendo render o tanque. Isso representa mais quilômetros por litros, menos paradas e mais tempo na estrada rodando.

Em resumo, não é só uma questão de tradição. Até aqui, deu para entender como ele funciona? Então, é diesel no tanque e força nas estradas sempre, beleza?

Conheça os 5 mitos do motor a diesel

Vamos dar uma parada para desmistificar alguns boatos sobre os motores a diesel que andam circulando por aí. Alguns falam que são poluentes, outros dizem que têm menos durabilidade ou até que dão mais prejuízo que os motores de gasolina.

Bora esclarecer esses mitos e mostrar por que os motores a diesel são, na verdade, um verdadeiro parceiro nas estradas. Veja abaixo:

Motores a diesel são mais poluentes que motores a gasolina

Tá na hora de botar um ponto final nesse mito. Na real, quando eles são bem cuidados, podem ser até mais eficientes em termos de emissões de CO2. Então, esse mito aí é furada!

Motores a diesel têm menor durabilidade que motores a gasolina

Ah, esquece isso! Motores a diesel são feitos para durar. Eles são construídos para aguentar cargas pesadas e quilometragens altas. Com a manutenção preventiva, um motor a diesel pode rodar tranquilamente por muitos e muitos milhares de quilômetros.

Motores a diesel dão mais prejuízo que motores a gasolina

Pode parar com essa ideia de prejuízo! No geral, os motores a diesel são econômicos quando se trata de consumo de combustível. Apesar do diesel custar um pouco mais caro, ele ajuda a evitar gastos excessivos com a manutenção.

Qual a relação entre a manutenção preventiva e o motor a diesel?

A relação entre a manutenção preventiva e o motor a diesel é fundamental para garantir o desempenho, a durabilidade e a eficiência. Que tal dar uma olhada mais de perto?

As trocas regulares de óleo, filtros e outros cuidados, ajudam a manter todas as peças em forma, garantindo que o motor funcione suavemente e tenha um desempenho ideal.

Além disso, os motores a diesel são conhecidos pela sua durabilidade, mas isso não acontece pro acaso. Uma rotina sólida de manutenção preventiva permite prolongar sua vida útil.

Desse modo, a substituição das peças desgastadas e a atenção aos detalhes podem evitar problemas sérios no futuro. Um cuida do outro, garantindo que cada um funcione mais ainda.

Portanto, entender como o motor a diesel funciona, permite que você esteja preparado para qualquer problema que possa acontecer, levando em consideração as práticas da manutenção preventiva.

Gostou do conteúdo? Nós temos outros como esse e você pode conferir todos eles clicando aqui. Aproveite também para acessar o nosso Instagram e já aproveito para avisar: toda semana tem conteúdo novo e rápido, beleza?

Até a próxima viagem!

Ir para loja