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Oficina do Futuro: 5 tendências que vão te ajudar a ganhar mais dinheiro

Você já ouviu falar sobre a oficina do futuro? Mesmo esse assunto tendo uma enorme importância dentro do mercado das oficinas mecânicas, a maioria dos mecânicos e gestores não conhecem muito sobre o conceito.

E, com o mundo que vivemos hoje, cada vez mais moderno, é crucial adotar estratégias e ações para adaptar o seu negócio ao futuro. Pois, quem não busca se atualizar, acaba ficando estagnado no mercado e não consegue acompanhar os concorrentes.

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Então, pensando em te ajudar a conhecer mais sobre a oficina do futuro, separamos 5 principais tendências sobre o mercado em que seu negócio está inserido.

Continue a leitura e saiba mais!

5 principais tendências da oficina do futuro

Agora, vamos te mostrar quais são essas tendências. Confira:

1 – Peças e equipamentos de alta tecnologia

Do mesmo modo que a tecnologia de todos os automóveis está sempre em evolução, a exigência dos consumidores também está. Afinal, antigamente, todos os itens automotivos eram bem simples e não apresentavam diferenças muito grandes entre si.

Sendo assim, hoje em dia, é preciso oferecer peças e equipamentos específicos e diferenciados para ser mais competitivo no mercado. Pois, os automóveis possuem características cada vez mais distintas e complexas.

Utilizando, por exemplo, peças automotivas inovadoras, o mecânico da sua oficina consegue ser mais preciso em seu trabalho e diminuir a chance de riscos do serviço. E, isso, facilita o trabalho do profissional e torna a sua oficina mais atrativa para os clientes.

Pensando na estrutura da sua oficina mecânica, uma boa opção é investir em tintas à base d’água. Elas não emitem aquele cheiro que é bem característico desse tipo de produto, além de não poluir o meio ambiente.

Outra boa opção também é, investir em uma moderna cabine de pintura, para melhorar a qualidade do seu serviço prestado, aumentando a qualidade da catálise do verniz e, também, evitar qualquer tipo de contaminação durante o processo de pintura.

Esse tipo de equipamento acaba melhorando toda a produtividade e, também, o rendimento da sua oficina. Pois, garante um melhor padrão de qualidade em seus serviços prestados. E como consequência, acaba aumentando a satisfação de todos os seus clientes.

2 – Sustentabilidade

Estamos vivendo num tempo em que muitas empresas e, também, muitos consumidores se preocupam cada vez mais com o meio ambiente. Além disso, buscam apoiar sempre práticas sustentáveis em negócios, visando o consumo consciente.

No geral, as oficinas mecânicas podem gerar certos danos ao meio ambiente, por conta do alto consumo de energia elétrica que é utilizada para realizar os seus serviços. E, também, por causa dos descartes de materiais poluentes.

Sendo assim, ter uma oficina mecânica sustentável, acaba sendo uma enorme oportunidade para aqueles que querem se destacar. Pois, é possível atrair e atingir uma nova clientela, que preocupa-se com todas essas questões ambientais. E assim, aumentar a sua lucratividade e ainda ajudar o meio ambiente.

Para você tornar a sua mecânica sustentável, é possível realizar algumas ações específicas. Como, por exemplo, economizar energia elétrica, ter uma política de descarte mais consciente e treinar a sua equipe para que todos estejam alinhados com os mesmos objetivos.

3 – Serviços por assinatura

mecânico olhando para o computador

Os serviços por assinatura são modelos de negócios que estão ganhando força e representam a oficina do futuro. Nesse tipo de serviço, os seus clientes podem assinar planos, sendo eles: mensais, bimestrais, semestrais, anuais, entre outros que você preferir. E durante esse período do plano contratado, eles podem realizar todos os serviços que precisarem, pagando apenas o valor do plano, e não por cada reparo específico.

Ou seja, você pode incluir no clube de assinatura, serviços como:

  • Limpeza de motor;
  • Proteção e reparo da pintura;
  • Polimento;
  • Hidratação de couro;
  • Entre outros serviços.

Sendo assim, é possível criar assinaturas diferentes, contando com serviços e preços distintos. Como por exemplo, planos bronze, prata e ouro. Ou também, disponibilizar alguns serviços de maneira gratuita para assinantes e cobrar separadamente para a oferta de trabalhos extras.

4 – Atendimento totalmente personalizado

Quando falamos sobre a oficina do futuro, o atendimento é totalmente personalizado. Ou seja, você não poderá atender os seus clientes de qualquer maneira. É preciso oferecer o melhor atendimento que você conseguir. Mas, como?

Bom, você precisa levar em conta quais são as dores e os objetivos de cada um dos seus clientes. E isso vai muito além de um simples: “- Em que eu posso ajudar?”.

Quando falamos sobre atendimento personalizado, ele investiga quais são as necessidades reais dos seus clientes. Ou seja, você se preocupa com o que ele realmente precisa naquele momento e busca pelas melhores soluções para resolver aquele problema.

Se um cliente chega até a sua oficina mecânica procurando por uma troca de óleo, você pode aproveitar e analisar o que mais o seu veículo está precisando naquele momento. Lembre-se que, no atendimento personalizado, a atenção às necessidades dos clientes está acima de tudo.

5 – Gestão inteligente de oficina

Quando você trabalha em uma oficina bem organizada e com seus processos definidos com clareza, fidelizar clientes torna-se mais fácil. E, para auxiliar com isso, você pode contar com um sistema de gestão. Ele possibilita um maior controle sobre tudo que acontece em sua oficina e ajuda na produtividade geral.

É preciso acompanhar de perto todos os processos e serviços que estão sendo executados em sua oficina. Registre todo o histórico de entrada e saída dos veículos, assim como, os trabalhos que foram feitos em cada um deles, as datas das revisões, pendências, prazos e garantias.

Além de ajudar na rotina do seu negócio, uma oficina com uma boa gestão acaba gerando uma impressão positiva para os clientes. E assim, ainda evita aquela fama de uma empresa desorganizada e que não cumpre com os seus prazos. Transmitindo, dessa forma, uma maior credibilidade e satisfação aos consumidores.

Tendo esse maior controle, te ajudará também nas finanças do negócio. Pois, você terá um maior controle do que está saindo e entrando, e o que são seus custos e ganhos. E assim, será mais fácil investir na oficina ou realizar mudanças para economizar.

Então, agora que você já conhece as principais tendências da oficina do futuro, que tal começar a implantá-las em seu negócio? Lembre-se que é muito importante estar sempre por dentro das tendências do mercado. Afinal, você não quer ficar estagnado e ver seus concorrentes evoluindo, não é mesmo?

Para conferir mais conteúdos sobre a gestão de oficina e ficar por dentro das novidades do mercado, não deixe de acessar o nosso blog!

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