kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Peça para Caminhão: 5 dicas que você precisa saber na hora da escolha

Além da manutenção no veículo, todos os cuidados na estrada, combustível de qualidade e outras atenções diárias, como a seleção de cada peça de caminhão, são essenciais para manter seu pesado funcionando com total segurança.

No entanto, muitos caminhoneiros não sabem todos os pontos a serem analisados ​​na hora de comprar peças para caminhões. E assim, acabam permitindo a instalação de itens sem procedência, que podem ter graves consequências para o seu trabalho.

Então, para deixar você mais informado e garantir que seu veículo tenha sempre as melhores peças, preparamos esse texto. Confira o conteúdo e não erre nunca mais na sua escolha! Vamos nessa?

A importância de uma boa peça para caminhão

Escolher as peças certas para caminhões é uma questão que afeta muitos aspectos, incluindo o desempenho do veículo, consumo de combustível e maior segurança ao dirigir nas estradas.

Economizar dinheiro na compra desses itens, é muito atraente. Mas, é uma decisão que você deve levar o custo-benefício em conta. Ou seja, é melhor evitar o famoso ditado “o barato sai caro”. Afinal, às vezes, você economiza e acaba se arrependendo mais tarde, não é mesmo?

Procure sempre prezar pela confiança e qualidade no momento de adquirir as suas peças e outros componentes. Assim, você pode evitar questões como:

  • Falhas dos componentes em momentos inoportunos;
  • Risco de acidentes no trajeto;
  • Risco de atrasar as entregas por conta de problemas mecânicos;
  • Maior gasto com o caminhão na hora da manutenção.

Portanto, podemos dizer que o custo atrativo de um determinado componente, nem sempre é o único fator levado em consideração. Há uma série de pontos que devem ser colocados em sua lista. Sendo assim, você encontrará alguns deles a seguir!

5 dicas para você levar em conta na hora de escolher alguma peça para caminhão

Bom, agora que você viu a importância de escolher bem os componentes do seu pesado, vamos mostrar 7 dicas que você deve analisar no momento da compra. Confira:

1 – Opte sempre por peças originais

Cada peça genuína de automóvel, tem outra equivalente “no paralelo” que é, na maioria dos casos, mais barata. Isso não se deve, apenas, às diferenças de materiais e mão de obra, mas, também, porque os componentes paralelos não agregam o mesmo valor da marca original.

Portanto, é muito importante que você sempre priorize as peças originais para o seu bruto. Só assim, poderá ter certeza da origem da peça e garantir o funcionamento correto e seguro do veículo.

Além disso, a instalação de peças não originais, pode até afetar a garantia de outros componentes do caminhão. Considere, também, a maior vida útil das peças originais. O que significa, que a economia inicial oferecida pelos componentes paralelos, pode levar a custos muito mais altos a longo prazo.

peças-originais-de-caminhão

2 – Fornecedores de confiança

Se a originalidade das peças é essencial, o fornecedor também acaba sendo. Compre peças para o seu caminhão, sempre, em lojas de confiança.

Assim, você saberá o que esperar do produto. Portanto, ao procurar referências de fornecedores de peças de caminhão, observe as reclamações frequentes e como a loja responde aos comentários dos seus clientes.

Antes de fechar um negócio, tente ir até o fornecedor. Verifique as condições físicas do local e como a loja armazena o estoque de peças do veículo.

A instalação é limpa, bem organizada, livre de poeira e umidade? O bom estado é muito importante, não apenas para causar uma boa impressão nos clientes, mas, também, para preservar as peças automotivas.

Do mesmo modo, você deve confiar no mecânico que fará a instalação. Uma peça genuína de alta qualidade pode causar muitos transtornos se não for instalada corretamente em seu veículo.

3 – Mantenha a manutenção do veículo em dia

A manutenção regular do caminhão é essencial por vários fatores, mas, em relação às peças, ajudará você a verificar se é hora de substituir um motor ou outro componente do veículo.

Afinal, ao se deparar com um ruído estranho ou algum incômodo durante a condução, isso pode ser atribuído a uma falha ou desgaste de uma determinada peça. Então, você decide fazer a troca, apenas para descobrir que, o que você notou anteriormente, ainda existe. Ou seja, você já teve todo um trabalho antes e acabou gastando seu dinheiro em vão.

Sendo assim, a manutenção do caminhão indicará, com mais precisão, quais componentes precisam ser substituídos. Além disso, esse cuidado permite que você reponha peças gastas antes que falhem, trazendo, assim, mais segurança e conforto ao seu trabalho.

Afinal, por mais que você cuide bem do seu caminhão e até mesmo considere a qualidade das peças, depois de um tempo na estrada, alguns itens do motor e os pneus vão apresentando sinais de desgaste. Se não forem substituídos a tempo, podem causar sérios transtornos e, até mesmo, riscos de acidente.

Portanto, durante a manutenção de rotina, é necessária uma inspeção completa de porcas e parafusos, sistemas de lubrificação, de direção e transmissão e condições elétricas. Pneus e freios, também, precisam ser verificados com cuidado.

4 – Faça uma pesquisa de preços

Se você tiver uma referência de loja, será mais fácil analisar quais preços são atrativos e quais não são. Verifique, também, as condições de pagamento e opções de descontos oferecidas pelo fornecedor. Por exemplo, alguns têm descontos especiais para quem compra grandes quantidades de peças.

Porém, sempre priorize a qualidade das peças. Como mencionamos no primeiro tópico, quando se trata do seu caminhão, não deixe que o barato se torne mais caro! Além de sua carteira, sua segurança e seu trabalho também estão em jogo.

5 – Garantia e certificação das peças

Novamente, vamos falar sobre a superioridade dos itens originais sobre as peças que são paralelas. As peças genuínas, são garantidas pelo fabricante, sem falar na confiabilidade. Algumas das empresas mais conhecidas, chegam a oferecer réplicas com certa garantia, mas sempre menores que as de fábrica.

Além disso, ressaltamos que as peças originais passam por inúmeros testes e certificações, antes de serem colocadas no mercado. O que significa, que funcionam sempre sem danificar os outros componentes do veículo.

Algumas especificações são conhecidas apenas pelo fabricante. Portanto, mesmo que os componentes paralelos possam desempenhar a mesma função por um tempo, eles nunca terão a mesma eficiência e durabilidade do que uma peça para caminhão original.

Então, sem dúvidas, uma autopeças de confiança e qualidade no mercado, é sempre a melhor opção.

E aí, curtiu esse texto sobre como escolher uma peça para caminhão de qualidade? Para conferir mais matérias como essa, acesse nosso blog. Nele, você vai ver tudo sobre o universo automotivo!

Ir para loja