kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Problemas na caixa de direção: como resolver falhas no carro dos seus clientes

Sem dúvida, os problemas na caixa de direção de um carro, podem ocasionar várias situações adversas, inclusive acidentes. Aliás, o sistema de direção de um automóvel é delicado, e por conta disso necessita de muito cuidado.

Então, explicando de um modo bem simplificado, esse componente trabalha com uma combinação de engrenagens. Sendo assim, a sua função é converter a rotação do volante em movimento horizontal, sendo transmitidos às rodas. No entanto, existem outros itens que auxiliam nesse trabalho. Contudo, esse conjunto é chamado de sistema de rotação.

Sendo assim, saber manusear a caixa de direção de um automóvel corretamente é essencial para garantir, não só a boa ação do carro, mas também, a segurança dos passageiros do mesmo.

Portanto, no artigo de hoje vamos te falar um pouco mais sobre esse item tão importante e como solucionar as falhas do mesmo.

Como a caixa de direção funciona?

Como citamos anteriormente, a caixa de direção é composta por um sistema de engrenagens. A mesma, converte a rotação do volante fazendo um movimento na horizontal. Em seguida, ela faz uma transmissão para as rodas permitindo que o carro tenha força o suficiente para andar.

Sendo assim, o sistema de direção de um carro torna-se um componente tão importante, pois, o mesmo auxilia em todo o trabalho da caixa de direção.

Contudo, podemos tirar como conclusão que sem o mesmo, seria praticamente impossível realizar a movimentação de um carro.

Quais são os tipos de caixa de direção?

Atualmente, contamos com quatro tipos diferentes de caixas de direção, sendo elas:

  • Hidráulica;
  • Mecânica;
  • Eletro-hidráulica;
  • Elétrica.

De fato, quando falamos do sistema hidráulico, temos em mente que o mesmo é composto por uma bomba hidráulica acoplada ao motor do automóvel. Também conhecido como a que deixa a direção mais dura, fazendo com que o motorista precise de um pouco mais de força para virar o volante.

Mas, temos, também, a caixa de direção com auxílio elétrico que, como o seu próprio nome já deixa claro, possui um motor elétrico. Dessa forma, a mesma conta com uma direção mais suave, sem roubar a potência do automóvel, deixando a condução do veículo mais leve.

Então, com base nessas informações, é preciso tomar cuidado e prestar muita atenção aos sinais de desgaste. Pois, os custos de reparo para essas peças são bem altos.

Quais os principais problemas na caixa de direção do carro?

Sem dúvida, com tudo o que foi lido até o momento, já deu para perceber que a caixa de direção é um dos principais componentes de um automóvel. Aliás, em carros mais antigos, a mesma funciona como um sistema de eixo.

Nesse caso, por se tratar de uma peça tão importante, é necessário se atentar a alguns problemas que podem surgir na caixa de direção.

Confira agora, 5 dos principais problemas que uma caixa de direção com falhas pode demonstrar:

  • Direção dura;
  • Folgas na direção;
  • Vazamentos;
  • Trepidação no volante;
  • Ruídos ao manobrar;
mecânico conversando com um cliente

Dicas infalíveis para orientar os seus clientes em relação aos cuidados com o automóvel

De fato, atentar-se aos mínimos detalhes ao dirigir um carro, é um ponto muito importante, ainda mais quando ele apresenta alguns problemas simples de serem identificados.

A caixa de direção, dentro de um automóvel, é essencial para garantir a movimentação do mesmo. Por isso, ao pensarmos nesse componente, todo o cuidado é pouco quando tratamos do mesmo.

Analisando por esse lado, existem duas dicas infalíveis para que mecânicos como você oriente os seus clientes em relação ao cuidado com o carro, em especial, esse item tão importante do veículo, são elas: revisões programadas e manter a manutenção em dia.

Desse modo, durante as revisões, todos os sistemas são verificados, inclusive aqueles que podem ocasionar problemas na condução, como a caixa de direção.

Afinal, essas análises são muito importantes. Pois, conseguem identificar falhas antes mesmo que aconteçam.

Além disso, é muito importante lembrar que os vários componentes de um carro trabalham todos de forma conjunta e, um pequeno defeito em uma peça pode danificar todas as outras.

Como solucionar problemas na caixa de direção?

Para solucionar os problemas dos seus clientes, em especial quando falamos em um componente tão importante quanto a caixa de direção, é vital contar com fornecedores exemplares das melhores peças automotivas do mercado.

Contudo, a escolha dos produtos que você vai utilizar em sua oficina, está diretamente ligada a qualidade, bom funcionamento e segurança que a sua empresa estará oferecendo para os seus clientes ao realizar serviços mecânicos nos automóveis.

Por isso, investir em peças de qualidade é a chave para solucionar os problemas na caixa de direção dos automóveis.

Dessa forma, é necessário tomar muito cuidado ao encontrar os melhores, e muitos pontos devem ser analisados antes de realizar a contratação, como por exemplo: custo-benefício, reputação da marca, agilidade na entrega, qualidade do produto e atendimento.

Descubra como a TGF Automotive pode te ajudar a solucionar problemas

A TGF Automotive é uma empresa de autopeças ideal para fornecer os melhores componentes para oficinas mecânicas como a sua!

Contamos com mais de 7 mil produtos entre peças para caminhões, utilitários e carros de passeio. Temos uma vasta variedade em sistemas de freios, componentes de cardan, acabamentos, polias, tensores, bombas de direção hidráulica, caixas de direção e muito mais para oferecer aos nossos clientes.

Além disso, você pode realizar os seus pedidos no conforto da sua casa ao comprar através do nosso site, recebendo as peças adquiridas na sua porta, independente da região do Brasil em que você mora!

Dessa forma, se você deseja conhecer mais sobre nossos produtos e garantir o melhor para a sua oficina e seus clientes, no site da TGF Automotive você encontra todas as informações que precisa!

banner e book

Se gostou desse conteúdo e deseja continuar lendo artigos como esse, em nosso blog você encontra uma variedade de textos, prontos para sanar todas as suas dúvidas.

Então, acesse agora mesmo e confira!

Ir para loja