kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Sistema de freios: veja como preservar o funcionamento dos principais componentes

O sistema de freios é responsável pela segurança de qualquer motorista. Portanto, é fundamental que esteja sempre em perfeito funcionamento. Mas, para isso alguns cuidados devem ser tomados.

Ao longo deste texto, vamos destacar quais medidas ajudam a manter as pastilhas, lonas e outros itens sempre preservados.

Então, se deseja saber mais, continue a leitura e confira!

Como funciona o sistema de freios?

O sistema de freios é composto por diversas peças. Todas elas são fundamentais para o ato de desacelerar o veículo.

Para que o sistema funcione, é preciso ter um atrito nas rodas quando o motorista pisar no pedal de freio. Assim, a velocidade do carro é reduzida aos poucos ou de maneira brusca, quando necessário.

Desse modo, este movimento ocorre quando a força da pressão feita no pedal passa para o servo freio e para o cilindro mestre. Pois, este é o local em que fica o fluido de freio.

Portanto, com o acionamento da engrenagem, uma pressão hidráulica é formada, comprime as pastilhas e coloca os componentes em atrito com o disco, fazendo com que as rodas parem de girar.

De fato, existem diferentes tipos de freio, como: freio a disco, pneumático, a tambor, ABS e freios de carros elétricos.

No entanto, de uma forma geral, é comum que o sistema conte com itens como:

  • Disco: presente na parte dianteira ou nas rodas do veículo;
  • Tambor: nos modelos mais recentes fica na parte traseira do automóvel;
  • Pastilha: utilizada junto com os discos;
  • Lonas: são ligadas aos tambores;
  • Cilindro mestre: responsável por enviar o fluido de freio para a frenagem nas rodas;
  • Servo de freio: componente que aumenta a força com que o motorista aciona o pedal;
  • Cilindro de roda: item que aciona o freio traseiro, em caso do uso de tambores;
  • Pinça de freio: local onde as pastilhas ficam encaixadas e são pressionadas junto ao disco.

Como identificar problemas nos componentes?

Sem dúvida, este sistema é fundamental para o desempenho do veículo. Por isso, é muito importante ficar de olho em alguns sinais que podem indicar problemas.

Primeiramente, para identificar possíveis defeitos, a dica é detectar a presença de ruídos. Pois, quando as pastilhas são duras ou estão desgastadas, é comum que isso aconteça.

Mas, é preciso atenção. Afinal, além de gerar ruído, o problema pode causar desgaste prematuro em todo o sistema.

Do mesmo modo, pedais frouxos ou duros demais podem indicar danos causados pela perda de fluidos ou força insuficiente no servo de freio.

Já as luzes no painel, podem sinalizar defeitos quando estão acesas. Mas, apesar disso, os freios seguem funcionando.

Por fim, as vibrações aparecem quando a pinça e o tambor de freios estão danificados por conta da ausência de reparos no sistema.

sistema de freios

3 dicas para manter o bom funcionamento do sistema de freios

Sem dúvida, além de ficar atento aos sinais que citamos acima, é importante tomar alguns cuidados com o sistema de freios. Confira a seguir os principais deles!

Troque as pastilhas

De acordo com especialistas, as pastilhas vão se desgastando com o tempo e perdendo sua aderência. Portanto, é essencial verificar esta condição com frequência para realizar a troca quando houver necessidade.

Além disso, é importante explicar que a orientação em relação ao prazo de substituição desta peça pode variar de acordo com a quantidade de tempo de uso do veículo.

Aposte em oficinas mecânicas de confiança

Inegavelmente, para que todos os cuidados com o sistema de freios tenham resultados positivos, você precisa contar com ajuda especializada.

Por isso, escolha um mecânico de sua confiança. Desse modo, priorize profissionais experientes e com referência no mercado.

Assim, quando for realizar qualquer verificação ou manutenção em seu veículo, vai ter a segurança de realizar os reparos necessários sem dificuldades e problemas.

Escolha peças de qualidade

Por fim, na hora de escolher as peças automotivas priorize a qualidade. Pois, itens do sistema de freios devem ser sinônimos de resistência e durabilidade.

Portanto, pesquise fornecedores que sejam conhecidos por sua boa reputação e valorize empresas que trabalhem com alto padrão de qualidade e variedade de opções na hora da compra.

Afinal, fazer uma boa escolha é essencial para evitar todos os problemas citados ao longo do texto e garantir mais tranquilidade e segurança para quem está no veículo.

As melhores opções estão aqui!

Você conhece a TGF Automotive? Fabricamos peças compatíveis com as melhores marcas do mercado e, em nossa loja online, temos mais de 7 mil itens disponíveis para linhas leve, pesada e veículos utilitários.

Nossos componentes passam por processos de qualidade, que garantem sua eficiência e excelente custo-benefício. Pois, nossos preços são acessíveis e trabalhamos com entrega 100% segura em todo o Brasil.

Quer saber mais? Conheça nossos produtos clicando aqui!

Ir para loja