kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Sistema de transmissão: como preservar seu bom funcionamento?

Com certeza, você já ouviu falar sobre o sistema de transmissão do seu automóvel. Mas, você sabe como preservá-lo, para que ele dure por mais tempo em bom estado?

Por isso, preparamos esse texto, para tirar suas dúvidas sobre esse assunto. A transmissão de um carro é o conjunto de certos componentes que têm a função de levar toda a energia produzida no motor para as rodas.

Além disso, também, tem a função de regular o torque que, nada mais é, do que a força que vai para as rodas por meio da troca de marchas.

Então, agora que você já sabe a responsabilidade desse sistema, vamos ao texto:

Sinais que indicam problemas no sistema de transmissão

É muito importante, para todos, conhecer os sinais que que indicam o desgaste no sistema de transmissão do automóvel. Em muitos casos, uma peça bem pequena com defeito, acaba prejudicando diversos outros componentes, o que aumenta seus gastos com reparos e gera mais dor de cabeça.

Quando você sabe identificar rapidamente esses sinais, consegue evitar a quebra de outras partes da sua transmissão que, em alguns casos, podem até resultar em acidentes. Sendo assim, agora vamos te mostrar quais são os principais. Então, confira:

1 – Quando as marchas estão arranhando

Com toda certeza, alguma vez, você já escutou o barulho de alguma marcha arranhando.

Sempre que este ruído aparece, significa que as engrenagens do seu câmbio não estão conectadas corretamente. Portanto, isso pode resultar na quebra de todas essas peças ou em uma destruição completa.

Dependendo do dano, a caixa de câmbio pode ser totalmente perdida. Esse problema, geralmente é causado por alguma falha no sistema de embreagem.

Nos veículos que acabam usando muito o pedal da embreagem, isto pode ocorrer quando ele estiver quebrado ou bastante desgastado. Então, nas embreagens que são hidráulicas, muitas vezes o nível do fluido pode estar baixo ou o cilindro danificado.

Se o problema ocorrer em uma determinada marcha, ele pode estar relacionado ao anel síncrono, peça responsável por sincronizar as duas marchas na hora da troca. Sendo assim, geralmente acontece devido ao tempo de uso ou imperícia do motorista ao trocar as marcha.

2 – Maior dificuldade nas ladeiras

Este, é outro sinal de possíveis problemas que estão diretamente relacionados à embreagem. O atrito dos discos gera muito calor, que acaba desgastando os mesmos. O uso inadequado da embreagem também pode danificá-los.

Quando isso acontece, eles perdem a capacidade de transferir toda a sua potência do motor para a roda. Um cheiro de queimado pode ser percebido, em alguns casos, devido a uma má conexão entre esses discos.

3 – Embreagem mais alta

Idealmente, o carro deve começar a se mover enquanto o pedal da embreagem estiver no ponto exato. Com o desgaste desse sistema, o veículo começa a se movimentar com os pedais cada vez mais próximos do final do percurso, até que solte o pé. Quando você percebe isso acontecendo, pode significar que a embreagem está bem desgastada e precisa ser trocada.

peça-para-carro

4 – Marchas estão escapando

Esse é um problema muito sério que, geralmente, ocorre em uma das marchas do carro. Um sistema de travas e molas mantém as engrenagens em movimento. Se esses componentes falharem, as engrenagens podem desengatar por conta própria.

5 – Barulho ao pisar na embreagem

Quando você pisa no pedal e ele vai até a metade, você percebe algum barulho? Em um automóvel, existem vários rolamentos, e um deles pode falhar. Esse ruído, geralmente, ocorre quando o rolamento está desgastado.

Devido ao desgaste natural, especialmente em embreagens não hidráulicas, é normal que os pedais enrijeçam um pouco. Se ficar muito rígido, o cabo da embreagem pode não estar nas melhores condições. A deformação dele, também, pode causar esse problema. Sendo assim, na embreagem hidráulica, é necessário verificar o nível do líquido regularmente.

6 – Ruído durante as curvas

Você faz uma curva com seu carro e percebe um barulho vindo da transmissão? Este ruído pode ser causado por eixos desgastados, geralmente, em suas juntas. Por ser um amortecedor e operar em altas rotações, se a lubrificação não estiver adequada ou a inspeção periódica for negligenciada, ocorrerá desgaste prematuro.

Principais formas de evitar problemas no sistema de transmissão

Você conhece uma das melhores maneiras de manter sua transmissão em boas condições de funcionamento? Evite ao máximo, situações que causem grandes danos aos componentes deste sistema.

Por exemplo, um dos principais motivos do desgaste prematuro da embreagem, é o fato de manter o pedal pressionado com o pé enquanto o veículo está parado no sinal vermelho. Isso aquece os discos e reduz bastante sua vida útil. Se o veículo estiver parado, mude para neutro. Além disso, em situações de parar em uma subida ou descida, use o freio de mão. Manter o veículo parado usando a embreagem, também, aquece o disco e causa desgaste.

Arranques e solavancos repentinos também são prejudiciais à transmissão. Especialmente em veículos com eixo principal, esse comportamento pode quebrar a estrutura. Outras peças fortemente afetadas, são o eixo e o diferencial.

Falando em diferenciais, você sabia que existe um limite de peso que ele suporta? Ignorar esta informação vai danificá-lo seriamente e causar desgaste em outras partes do veículo, como: suspensão, pneus e freios. Lama ou areia encravada, também é um problema. Além disso, muita pressão faz com que o diferencial deslize, e ele pode ser danificado se demorar muito tempo.

Também não utilize o freio, sem a lubrificação adequada. Esta é uma das maiores causas de problemas neste sistema. Assim, essa economia pode causar dores de cabeça a muitas pessoas, e altos custos com o reparo.

Oficina especializada para a manutenção do sistema

Se você notou um dos sinais indicados neste texto, é hora de tomar uma decisão. Alguns são simples e outros mais sérios, então, você precisa procurar ajuda especializada para esse dano.

Cabos de embreagem são um exemplo simples, mas devem ser feitos por um especialista, porque, cada caixa de engrenagens tem um óleo especificado pelo fabricante do veículo. Além disso, o óleo removido no momento da troca deve ser armazenado e enviado para empresas especializadas em tratamento ou reciclagem.

Você deve entender que o desgaste de diferentes componentes pode causar sinais semelhantes e, uma pessoa não preparada pode acabar por trocar as peças e não resolver o problema. Dessa forma, outra dica muito importante é não usar peças usadas ou recondicionadas. Quando originais, elas são muito mais duráveis ​​porque têm maior qualidade.

Sendo assim, seguindo essas dicas, com certeza você vai preservar o seu sistema de transmissão.

Gostou desse conteúdo sobre sistema de transmissão? Então, não deixe de acessar o nosso blog para saber mais!

Ir para loja