kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Troca de Caminhão: 6 sinais que você deve se atentar

Conforme o caminhão vai sendo usado, problemas vão surgindo. Os gastos aparecem, a segurança do condutor e da mercadoria em transporte podem ser comprometidas, a eficiência não é mais a mesma, entre outros. Quando esses sinais forem se mostrando, está na hora da troca de caminhão.

Assim como outros meios de transporte, o caminhão também possui um certo tempo de vida útil. Porém, é normal as pessoas não saberem exatamente qual é esse tempo. Pensando nisso, preparamos esta matéria com 6 sinais que te ajudarão a identificar se é preciso realizar ou não a troca de caminhão.

Então, siga a leitura e confira!

1. Tecnologias atuais

Conforme o passar dos anos, as montadoras vão inovando em suas tecnologias, tornando os caminhões mais modernos. Dessa forma, as transportadoras e prestadores de serviço acabam dando preferência aos motoristas que possuem caminhões mais atuais.

Ou seja, para você não acabar ficando para trás dos outros, é bom manter uma boa frequência de troca.

Os veículos mais atuais, possuem sistemas modernos de segurança e monitoramento, além da estética. Além disso, também consomem menos combustível e emitem menor volume de gases poluentes.

2. Vazamentos

Os vazamentos são um dos principais sinais de que grandes problemas no motor podem surgir. Sendo assim, ignorar esses vazamentos não é uma ação recomendada.

Quando falamos dos veículos pesados, os vazamentos mais comuns são de fluído de freio, transmissão, óleo e ar. Dessa forma, quanto mais antigo for o caminhão, com mais frequência esses problemas acontecerão.

Com o passar dos anos, o veículo vai ficando desgastado, gerando rachaduras nas mangueiras, reservatórios e tubulações do caminhão.

Então, se atente quando esses problemas surgirem com maior frequência. É um sinal que a troca de caminhão está próxima.

3. Valorização do veículo

Outro ponto importante, é a valorização do veículo. Conforme o tempo passa, de acordo com seu ano de fabricação, o caminhão acaba perdendo seu valor.

Ou seja, na hora da revenda, ele estará com um preço muito menor do que você comprou. Quantos mais anos vão passando, mais valor se veículo irá perderá.

sinais-para-a-troca-de-caminhão

4. Performance

Quando seu veículo não está mais demonstrando a mesma performance de antes, é mais um sinal da troca de caminhão. Mesmo tomando os cuidados necessários, chega uma hora que o veículo não rende mais como antes.

Essa falta de rendimento pode acabar prejudicando o seu trabalho. Em trechos difíceis, como as subidas mais íngremes, por exemplo, o motorista pode ter a impressão de que o caminhão não aguentará seguir em frente.

Em contrapartida, um veículo mais novo, pode te oferecer melhor performance. Assim, os motoristas podem trabalham sem preocupações durante chuvas, estradas ruins e outras condições do dia a dia.

5. Manutenções

As manutenções passam a ser frequentes na vida dos motoristas que possuem caminhões mais antigos. A troca de peças se torna um gasto grande, devido aos problemas apresentados.

Além disso, há consertos que sempre aparecerão. Defeitos que, mesmo consertados, com certeza, surgirão algum tempo depois.

Dessa forma, a longo prazo, seus gastos acabam se tornando altíssimos. Quando você perceber que está gastando muito em pouco tempo, procure pela troca do veículo.

6. Formatos de frete

Quando falamos do ramo de transporte, é normal um caminhão realizar fretes de diversos produtos e mercadorias. Assim, você pode receber uma demanda de cargas leves ou pesadas.

Então, de acordo com as condições do seu veículo, pode ser que você acabe perdendo entregas de maior volume e mais rendimento, por conta da condição do caminhão.

Contudo, procure cuidar bem do seu meio de trabalho, para que ele dure o maior tempo possível. Peças automotivas de qualidade é o fator fundamental nesse processo.

Mas, se notar algum desses 6 sinais em seu veículo, pode ser que esteja na hora de realizar a troca.

Gostou dessas dicas? Então, não deixe de acompanhar nosso blog e ficar por dentro do mundo das cargas pesadas.

Até a próxima!

Ir para loja