kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Frota de Caminhão: saiba como acertar na contratação dos motoristas

Quando pensamos na contratação dos motoristas para uma frota de caminhão, sempre buscamos por confiabilidade, precisão e transparência nos profissionais. Pensando nisso, decidimos produzir esse texto para te ajudar na hora dessa importante escolha.

Sendo assim, vamos destacar tudo que você precisa saber para melhorar esse processo na sua empresa. Dessa forma, os caminhoneiros que vão atuar em sua frota serão, possivelmente, os melhores.

Acompanhe a leitura e confira!

Processo de Contratação

Para a sustentabilidade das empresas a longo prazo, a etapa da contratação é uma das mais críticas e importantes. Além da escolha do caminhão, a seleção dos candidatos a motorista, certamente, representa o início de uma jornada de sucesso ou fracasso da frota de caminhão nas suas operações.

Imagine comprar um novo veículo para sua frota, porém, sem planejamento nenhum ou pesquisa para essa compra. Dessa forma, em um curto espaço de tempo, você vai se arrepender da decisão por conta de problemas mecânicos, documentos e econômicos. Então, quando falamos dos motoristas, o mesmo vale.

Para ter um parâmetro e garantir que você está fazendo uma boa contratação, é preciso analisar o perfil do candidato com bastante atenção. Dessa forma, é possível descobrir as falhas desse profissional como, por exemplo, irresponsabilidade, atos de negligência, insubordinação e descomprometimento.

Então, para ter sucesso em sua gestão, é preciso torná-la mais ampla e assertiva. Seja na contratação de novos colaboradores, realização de parcerias ou compra de caminhões. Você precisa ter como um dos objetivos, compreender o perfil de todos os candidatos e identificar se há ou não, alinhamento com os valores da sua empresa.

Ainda assim, no momento da entrevista, é possível identificar se o profissional possui perspectivava de crescimento. Aliás, esse tipo de projeção pode indicar a ambição profissional de tal pessoa, se está realmente querendo desempenhar um bom trabalho e não somente preencher uma vaga.

Pontos mais importantes para a contratação de caminhoneiros

Então, você deve estar se perguntando o que realmente importa no momento da entrevista. Em resumo, são quatro pontos importantes: personalidade, experiência profissional, intenção de crescimento e alinhamento com a empresa.

Agora, vamos falar sobre cada um deles, especificamente.

Personalidade

A personalidade, de certa forma, é um dos fatores que complementa a análise do perfil dos candidatos. Ou seja, o comportamento e as características dos profissionais. Hoje em dia, muitas empresas não dão atenção para esse detalhe, achando que não interfere para os resultados finais da operação.

Porém, é muito importante saber que:

  • Com o tempo, capacitação e conveniência, é possível desenvolver o alinhamento de perfil;
  • Através do trabalho e treinamentos, a experiência profissional pode ser construída;
  • É muito difícil mudar a personalidade de qualquer ser humano.

Caso tenha algum problema com colaboradores, os contratos podem ser dissolvidos. Mas, lembre-se que isso implica em transtorno administrativo, pagamento de encargos, deficiência operacional e um novo processo seletivo.

Então, antes de contratar alguém sem tomar os devidos cuidados, pense no trabalho que uma demissão pode trazer.

contratação-de-motoristas

Experiência Profissional

Um dos fatores mais óbvios, é a experiência profissional. Todos sabemos que o ramo do transporte de cargas exige muita responsabilidade, porque a jornada não apenas lida com vidas, mas, também, com mercadorias de valor.

Então, o objetivo aqui é conhecer o histórico de atuação dos candidatos, quais os tipos de caminhão com que já trabalharam, se já possuem familiaridade com a sua frota de caminhão, entre outros.

Com a carga transportada, é importante tomar o mesmo cuidado. Para transportar mercadorias mais delicadas e complexas como, por exemplo, cargas perigosas ou tóxicas, é preciso que o motorista tenha a capacitação adequada.

O tempo de estrada, também, pode ser um indicativo sobre a conduta na pilotagem. Os motoristas mais experientes, costumam ter uma direção mais defensiva e segura do que os novatos.

Intenção de Crescimento

Um bom candidato, geralmente, já demonstra interesse em evoluir em sua operação. Mesmo que, a princípio, sua frota de caminhão não sinalize possibilidades de evolução em sua carreira.

Essa pequena demonstração de vontade e ambição durante uma entrevista profissional, é muito significativa. Com certeza, não tem o mesmo peso que a experiência ou a personalidade, mas, deve ser considerada, ainda mais em casos de desempate.

Alinhamento com a empresa

Cada empresa possui um tipo de perfil operacional. Há aquelas que só contratam motoristas autônomos, e as que preferem todos no regime CLT. Mas, o importante é contratar pessoas com expectativas de acordo com a sua operação.

Nada adianta um profissional com perfil independente, se não tem a necessária disposição para seguir as regras, manutenções e horários em geral.

E aí, gostou desse conteúdo? Seguindo essas dicas, você não terá problemas com más contratações. Para ter acesso a mais conteúdos como esse, continue de olho em nosso blog!

Ah, não se esqueça de compartilhar esse post com sua equipe e amigos, para ajudá-los também.

Ir para loja