kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Manutenção de caminhão: confira quais são os 3 principais tipos

A manutenção de caminhão assume um papel fundamental como amuleto indispensável na vida de qualquer pessoa. A rotina de um caminhoneiro envolve acordar nas primeiras horas do dia, e partir para o trabalho sem a certeza do horário de retorno.

Diante dessa realidade, a responsabilidade de manter o pesado em bom estado é significativa. Ações preventivas fazem toda a diferença nessas situações, garantindo que preocupações não surjam durante a jornada.

Ninguém quer ficar parado na estrada, e pequenas atitudes devem integrar sua realidade para evitar esse cenário. Fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar!

Boa leitura!

A manutenção de caminhão é uma prioridade para você?

Um caminhão parado é sinônimo de falta de produtividade e lucratividade. Diversos motivos podem levar alguns caminhoneiros a negligenciar o cuidado com o seu caminhão, sendo o custo o problema principal.

Preocupações financeiras levam alguns a adiar os reparos, especialmente aqueles que são pais de família.

Além disso, muitos profissionais têm cronogramas apertados, o que pode resultar na negligência da manutenção do caminhão, priorizando a entrega de cargas sobre a manutenção preventiva.

Atrasar a rota não é uma opção, mas é essencial lembrar que a segurança deve ser priorizada, especialmente para caminhoneiros autônomos que arcam com os custos da manutenção regular.

Se você se identificou, talvez seja hora de reavaliar suas prioridades para evitar consequências mais severas, como deixar o caminhão parado por um longo período.

caminhoneiro-triste

Manutenção de caminhão: você está negligenciando o seu pesado?

Há maneiras de identificar se você está pegando “pesado” com o seu caminhão, observando sinais de desgaste ou até problemas mecânicos. Alguns indicadores incluem a falta de cuidado. Veja abaixo:

Dentre as principais, a falta de cuidado é visualizada através da aparência ou até sinais de desgaste. Além disso, a condição dos pneus como a falta de pressão adequada ou presença de cortes e rasgos, podem ser agravantes.

Enquanto nos freios do caminhão, é possível identificar através de barulhos estranhos, como os ruídos incomuns ao frear, que indicam desgaste nos componentes do sistema. Além disso, se o veículo apresentar vibrações e perda de potência, pode ser um sinal de problemas sérios.

Em resumo, é importante lembrar que alguns sinais isolados podem não ser conclusivos, mas uma combinação de vários desses fatores podem ser um alerta para a falta de cuidado com o seu caminhão.

Conheça as principais manutenções de caminhões

Certamente você já ouviu falar de alguns, mas é fundamental estar atento e recorrer ao mecânico se necessário. Brincadeiras à parte, existem três tipos comuns de manutenção de caminhão e que são fundamentais para otimizar o seu desempenho.  

Muitas vezes negligenciadas, elas podem ser fortes aliadas do seu pesado. Isso significa que se você realizar a manutenção correta, além economizar, vai dirigir com muito mais segurança. Sem mais delongas, veja abaixo as principais:

Manutenção corretiva

Se há uma manutenção temida, é a corretiva. É um serviço geralmente caro, reservado para quando o problema atinge um estado crítico. Evite chegar a esse ponto realizando as trocas e manutenções necessárias no momento certo.

Então, caso o seu plano não seja gastar muito, o nosso conselho é: não chegue ao ponto de ter que fazer uma manutenção corretiva. Faça os acompanhamentos necessários para que o seu caminhão rode bem nas estradas.

Manutenção preventiva

Como o nome sugere, a manutenção preventiva está lá para evitar problemas maiores, identificando situações com antecedência. Apesar do tempo valioso, dedicar um dia à manutenção pode salvar de problemas na estrada

Dessa forma, você não ficará parado na estrada. Ou seja, apesar do tempo ser bastante valioso para você, encostar o caminhão um dia, pode ser a salvação. Então, não esqueça de fazer a revisão adequada. Depois, pode me agradecer por essa dica, beleza?

Manutenção preditiva

Semelhante à preventiva, a manutenção preditiva realiza uma revisão mais aprofundada, identificando problemas com antecedência. Se a manutenção está atrasada, agende uma revisão com seu mecânico de confiança.

Agora, você já está preparado para não ter mais problemas como a falta de manutenção e entende os riscos que estão por trás, então, está na hora de colocar tudo que aprendeu em prática. Portanto, se está com a sua atrasada, liga para aquele mecânico de confiança e agende a sua revisão.

Se precisar de peças automotivas que tenham aquele precinho camarada, pode deixar com a gente, pois entregamos as melhores da região. Até a próxima viagem e não esqueça de fazer uma parada em nosso blog, beleza?

Ir para loja