kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Peças usadas para caminhão: confira 6 riscos que você pode correr

Muitas pessoas já compraram ou irão comprar peças usadas para caminhão. Mas, você sabia que essa prática pode trazer diversos riscos para você?

Muitos motoristas não têm conhecimento desses riscos, então preparamos esta matéria para mostrar 6 deles, que o uso de peças usadas podem acarretar.

O caminhão é seu companheiro de todos os dias, sua ferramenta de trabalho. Por isso, é preciso cuidá-lo da melhor forma possível. Dessa maneira, a atenção com as peças se torna prioridade.

Porém, por conta da economia, muitos caminhoneiros optam por peças usadas. A curto prazo até pode parecer que foi um bom negócio, mas, posteriormente, notarão que foi uma péssima decisão.

Sendo assim, continue a leitura e confira quais são esses riscos!

Por que comprar uma peça nova?

É comum as peças do caminhão serem desgastadas e precisarem de reposição, até mesmo em caminhões mais novos. Então, é preciso se atentar na hora da reposição, para não comprar nada usado.

Alguns vendedores podem tentar te convencer a comprar essas peças, pelo fato de terem um menor custo. Não se deixe levar por conversas como essa, afinal, você não sabe a real condição do item usado.

A melhor opção é sempre por peças novas. Com elas, você tem a garantia de que estarão intactas e prontas para atender a sua necessidade. Além disso, não será preciso realizar qualquer modificação no veículo para a sua instalação.

Contudo, lembre-se que isso só vale para peças originais. Procure por autopeças de confiança e não aceite produtos clandestinos. Eles podem causar diversos problemas futuramente.

Riscos em comprar peças usadas para caminhão

Agora, vamos te mostrar os principais riscos em comprar peças usadas para caminhão. Siga a leitura e confira:

1 – Comprometimento de outras peças

Um dos maiores problemas na compra de peças usadas para caminhão, é o comprometimento de outras partes do veículo, pois muitos sistemas funcionam como conjunto e de forma integrada.

Você pode até pagar mais barato por uma peça usada, mas corre o risco de ela afetar outros componentes do caminhão e acabar desgastando-os. Com isso, a vida útil dessas peças são reduzidas e você acaba tendo maiores prejuízos.

2 – Troca mais rápida

Se a peça já foi utilizada antes, com certeza está desgastada, tendo sua durabilidade e eficiência comprometidas. Dessa forma, ela precisará ser trocada em um período muito menor do que uma peça nova.

Se você colocar essa conta no papel, perceberá que, a longo prazo, a peça usada trará mais custos do que uma nova, devido ao grande número de trocas necessárias.

3 – Perda da garantia

A garantia fornecida pelo fabricante é um fator muito importante para os caminhoneiros. Com ela, alguns problemas que o veículo apresentar, são de total responsabilidade da montadora, tanto a manutenção quanto os custos com as peças.

Se você trocar alguma peça original por uma paralela, essa garantia acaba sendo perdida. Por exemplo, se o seu veículo apresentar um defeito e estiver dentro da garantia, todos os custos são cobertos pela fábrica.

Mas, se na hora da vistoria, for encontrada alguma peça não original, a garantia é cortada e você terá que arcar com todos os gastos sozinho.

4 – Maior consumo de combustível

Um caminhão com peças novas consome menos combustível. Com a instalação de peças usadas, o aumento do consumo de diesel é notado facilmente.

Então, ao instalar uma peça usada, você pode ter que arcar com mais esse gasto.

5 – Acidentes no trânsito

Todos os dias, ocorrem muitos acidentes no trânsito. Muitos deles, são causados por quebra de peças e falhas mecânicas. Pelo fato das peças já terem sido usadas, a chance de apresentarem um risco de acidente é bem maior.

Então, para preservar a sua vida e a de outros, tenha total garantia de que suas peças estão em plenas condições de serem usadas.

6 – Perda de trabalhos

Outro fator importante a ser citado, é em relação à remuneração. Se o seu caminhão ficar parado na oficina, por conta de problemas causados por peças usadas, você pode acabar perdendo oportunidades de trabalho.

Ou seja, além dos custos com a manutenção, você deixará de ganhar dinheiro.

A importância das peças originais para caminhão

Nessa matéria te mostramos os riscos de comprar peças usadas para caminhão. Mas, além das usadas, peças paralelas também podem apresentar os mesmos riscos.

Essas peças clandestinas não costumam passar por processos rigorosos de qualidade. Dessa forma, todos os riscos se tornam maiores.

Então, para você economizar dinheiro, não correr riscos de acidentes e ter uma melhor condição de trabalho, compre peças originais em lojas de confiança.

Para saber mais sobre o mundo dos caminhões, fique por dentro do nosso blog. Estamos sempre postando matérias para cessar suas dúvidas e mostrar novidades.

Além disso, não deixe de dar uma olhada na nossa loja. Você encontra peças originais e com ótimos preços!

Ir para loja