kamibus-fb kamibus-ig Buscar Not Found Made with love by Platz"

Gestão de Oficina: como contratar a equipe ideal?

Sua equipe é um dos mais importantes recursos da sua empresa. Por isso, você deve dedicar tempo à sua gestão de oficina, o que garantirá um ambiente de trabalho saudável e aumentará a eficiência de seus funcionários, assegurando melhores resultados para o seu negócio.

Ter a equipe ideal trabalhando na sua oficina representa um forte diferencial nos resultados dela, além de garantir redução de custos, melhor desempenho e, até mesmo, maior lucro na mecânica e produtividade.

E foi por esse motivo que trouxemos neste texto, tudo o que você precisa saber sobre gestão de oficina para encontrar a equipe ideal para seu negócio. Acompanhe!

Saiba selecionar adequadamente

O recrutamento é a fase inicial na formação de uma equipe perfeita. E, para que suas chances de errar na contratação de um funcionário sejam menores, é necessário tempo e dedicação para a criação de um bom planejamento.

Comece entendendo o objetivo por trás da criação desse grupo. Em seguida, defina quais funções serão atribuídas a cada um e coloque metas claras para sua oficina. Só então, pondere sobre o perfil das pessoas que farão parte da equipe.

Ferramentas on-line como o LinkedIn, podem dar consistência à sua busca, pois, através desses meios, você consegue enxergar com mais clareza o perfil do candidato, suas experiências e habilidades e, então refletir se ele se enquadra no perfil mais adequado para ocupar a vaga.

Lembre-se de pensar na sua equipe como um conjunto e formar um grupo diverso, onde são selecionadas pessoas nas quais as habilidades se completam.

Portanto, não tenha pressa e dê uma atenção especial à essa importante fase no processo de recrutamento do seu time.

Banner ciclo vi 10 desafios

Seja claro sobre deveres e responsabilidades do profissional

Para que encontre a equipe ideal para sua oficina, é importante que você seja transparente e específico a respeito do que está buscando em um colaborador.

É preciso que esse passo seja estabelecido desde o processo de seleção, fornecendo informações claras para que apenas candidatos que se enquadrem à vaga se inscrevam para o processo seletivo.

Publique junto da vaga uma descrição clara e assertiva dos deveres e responsabilidades que serão atribuídas ao funcionário. Além disso, indique as habilidades necessárias para o cargo e o apresente ao ambiente de trabalho onde ele exercerá suas atividades.

Desse modo, o seu processo de recrutamento é facilitado e assegura maior assertividade na contratação.

Atente-se ao treinamento da sua equipe

Diariamente, lidamos com novas tecnologias e novas exigências de mercado para executar as tarefas diárias. E, para lidar com essa situação, é preciso estar sempre aprimorando o conhecimento.

Um treinamento de equipe permite melhorar o desempenho dos colaboradores, já que fortalece as habilidades que cada um necessita aprimorar, além de aumentar o engajamento com a empresa, o que resulta em uma maior satisfação dos clientes

Dessa forma, você deve fornecer treinamentos constantes a seus funcionários, além de elaborar um treinamento que esteja em acordo com as metas da empresa e com as respectivas funções de cada profissional.

mecânico cumprimentando chefe

Cuide do colaborador no pós-contratação

É essencial que você observe como o novo funcionário está administrando as tarefas, além de verificar se o colaborador é compatível com sua oficina. Dessa forma, você se certifica de que a contratação foi adequada ao que estava buscando.

Certifique-se também, de que ele goste do trabalho e da equipe, além de assegurar um ambiente profissional positivo. É importante que você se empenhe para manter a motivação do grupo, já que ela fará com que o trabalhador se dedique mais e entregue bons resultados.

Assim, você aproveitará o potencial da sua equipe, além de garantir uma adaptação mais fluida ao novo funcionário.

Motive a sua equipe sendo um líder exemplar

Liderar vai além de apenas designar tarefas a seus funcionários, mas também, ouvir e considerar as opiniões deles, criar oportunidades e fazer uma boa gestão de oficina, guiando a sua equipe na direção certa. Para isso, é necessário, em primeiro lugar, estar consciente da importância de ser um bom líder.

Além disso, dominar a comunicação é uma habilidade fundamental, já que você deverá passar informações com clareza, demonstrar empatia e dispor de poder de persuasão. A comunicação torna a equipe mais colaborativa e dinâmica e melhora a relação do líder com ela.

Também é importante, que você tenha conhecimento sobre cada uma das áreas da sua oficina e busque aprender um pouco sobre elas.

Sendo assim, foque, primeiramente, em coordenar o grupo, delegando tarefas e acompanhando a sua execução. Cobre resultados, colabore para o sucesso da sua equipe e lidere pelo exemplo, não pelo poder do cargo.

Nunca pare de melhorar o processo de contratação

E para finalizar, é importante lembrar que você deve estar sempre aprimorando o seu processo de contratação. Esteja atento às atualizações e melhorias que podem ser implementadas para tornar o processo seletivo ainda mais assertivo. Trabalhe para otimizar a sua gestão de oficina.

Você pode aperfeiçoar o questionário da entrevista, melhorar as técnicas de seleção ou as ferramentas utilizadas, e realizar a avaliação constante do processo de contratação, o que te ajudará a sempre se manter atualizado.

Gostou da nossa matéria?

Temos muitos outros textos sobre o assunto em nosso blog. Aliás, publicamos recentemente um conteúdo com 5 tendências que vão te ajudar a ganhar mais em sua oficina mecânica. Leia e aproveite as dicas!

Além disso, siga o Instagram da TGF Automotive para ficar por dentro das nossas novidades!

Ir para loja